[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Cebolituz em 19 Mai 2008, 20:09

Aliás Cobbi, tivemos uma dúvida aqui e não sei se já entrou em pauta ou não.

Sabemos que a classe warlock será traduzida como "bruxo", o que realmente é o mais correto já que é o masculino de witch (bruxa).

Mas surgiu uma dúvida aqui. Como serão traduzidas as hags (bruxas monstro)? Pois eu estranhei um pouco a tradução de warlock para "bruxo" justamente porque o "bruxa" só me faz lembrar daquelas velhas feias que vivem no meio do mato e que fazem uso de magia maligna.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Douglas3 em 19 Mai 2008, 23:24

Eltor Macnol escreveu:A tradução direta e semi-literal pra "bloodied" ficaria como "sangrando" ou "ensangüentado".
"Sangrento" me passa uma outra idéia, a de algo violento, como em "uma batalha sangrenta".

Sangrento é a tradução para a habilidade de arma Bloody/Lifedrinker, que funciona como algumas habilidades de classe; i.e. ela afeta somente alvos que estejam sob a condição Bloodied/Sangrando.

D3
Douglas3

Mensagempor Douglas3 em 19 Mai 2008, 23:36

Kinn escreveu:Exploit: Proeza
Lurker: Espreitador (é o que combina mais com a role da criatura)
Minion: Argh! Eu queria tanto capanga. Onde eles vão usar Thug? :evil: Assecla é melhor que lacaio.

Skirmisher: Escaramuceiro - mais preciso apesar de longo e 'feio'.

Da Casa de Vidro

Exploit : Nossas opções são Proeza, Aptidão e Feito. Uma vez que a confusão que existiria entre “FEAT” e “TALENT” foi descartada, já que não precisaremos traduzir as “talent trees” que supostamente fariam parte da 4ª Edição, incluo APTIDÃO nessa lista de sugestões. Não aprovo o termo FEITO devido à conjugação do verbo “FAZER” e a proximidade fonética com “FEAT” Minha melhor opção no momento é PROEZA.

Skirmisher : O termo base para skirmish é escaramuça. Ainda que seja tentador traduzir o termo como guerrilha/guerrilheiro, a definição de ambas são muito diferentes (Guerrilha: Forma de guerra realizada por meio de pequenos grupos não disciplinados militarmente, que em geral atacam o inimigo pela sua retaguarda, com o objetivo de importuná-lo, interromper as suas linhas de comunicação e destruir seus suprimentos; Escaramuça: Peleja entre alguns corpos de tropas contrárias; briga, conflito.) Grifo meu.

Warrior será traduzido como Combatente, uma classe do Mestre, logo não pode ser usado para Skirmisher; Por sua vez, Skirmisher pode ser guerrilheiro ou escaramuceiro. Meu problema com guerrilheiro é um guerreiro (classe) guerrilheiro (função) de 4º nível, por exemplo. Não pensem nos termos isolados, lembrem-se que existe todo um sistema de regras a ser traduzido e adaptado.

O termo Capanga está reservado para Thug; Minion será traduzido como Assecla ou Lacaio, com preferência pela última tradução.

Não entendi o motivo de Controller estar nas dicussões. Vocês têm um termo melhor que Controlador?

Continuo...

D3
Douglas3

Mensagempor WillDice em 19 Mai 2008, 23:42

Douglas3 escreveu:Warrior será traduzido como Combatente, uma classe do Mestre, logo não pode ser usado para Skirmisher;

:sobrancelha:

Classe fraca de NPC, Isso ainda ecxiste?

Poderia deixar combatente para skirmisher e warrior virar lutador. Só uma sugestão, sei lá.

---

Sobre bloody, bloodied, sangrando, sangrento... e se tiver alguma habilidade ou condição de bleeding?
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Douglas3 em 19 Mai 2008, 23:52

WillDice escreveu:Bloodied: Sangrando/Sangrento

Aqui só tenho medo de dar conflito com algum "bleeding" da vida...

Não tenha. Teremos Lifedrinker e Bloody. Lembrando que sangrento está reservado somente para bloody; bloodied será sangrando.

Healing Surge: Pulso de Cura

Surto. Por favor.

Difícil. Pulso remete à corrente sangüínea e a uma "medição" de saúde, logo está bem relacionado com "Cura".

Além disso, teremos outros tipos de Surge, como battle surge e victorious surge — não acho adequado os personagens surtando em batalha ou surtando pela vitória (Surto de Batalha e Surto Vitorioso). Mas acho digerível que os guerreiros sintam o Pulso da Batalha e o Pulso da Vitória.

Skirmisher: Outro complicado. Tem jeito de ser Batedor não?

Não. Temos um Scout.

D3
Douglas3

Mensagempor Tabris em 19 Mai 2008, 23:54

Skirmisher na minha opinião deve ser batedor mesmo. Escaramuceiro é complicado d+, guerilla é um termo moderno e guerreiro fica ambíguo.
Imagem
Imagem
Tabris

Mensagempor Douglas3 em 19 Mai 2008, 23:58

ShinRyuu escreveu:E quanto aos seguintes termos, qual será a tradução? (Os termos seguem minhas sugestões.)

1) Minor Action: Ação Mínima
2) Saving Throw: Jogada de Recuperação, já que sua função não é mais de evitar efeitos, mas sim de encerrar a duração de efeitos contínuos.
3) Dungeoneering: Exploração, ou algum termo melhor que transmita a idéia de explorar ruínas antigas e passagens subterrâneas.
4) Thievery: Vi na ficha de Tira que ficou Subterfúgio. ... Portanto, não gostei. Não me ocorre uma tradução ideal, mas sugestões são Arrombamento, Furto e Invasão.

1) Será a tradução usada.
2) Por enquanto ainda estamos com teste de resistência, mais pela tradição. É uma mecânica secundária agora, então não faz tanta diferença. Ainda podemos mudar. Infelizmente, tenho que usar recuperação para recovery.
3 Será a tradução usada.
4) Como o Cobbi já disse, estamos entre Ladinagem, Ladroagem e Subterfúgio. Mais sugestões (além das outras que o Cobbi mostrou, que são secundárias).

D3
Douglas3

Mensagempor Douglas3 em 20 Mai 2008, 00:02

Kinn escreveu:Vai ter alguma criatura ou referência ao nome "thug" pra ser traduzido pra capanga?

Porque, ainda mais pelo preview de hoje, quero 'Minion' pra 'Capanga' (e usarei assim em minhas mesas).

Muito provavelmente. Ainda não analisei as partes sobre organizações do Guia do Mestre.

D3
Douglas3

Mensagempor Douglas3 em 20 Mai 2008, 00:07

Cebolituz escreveu:Mas surgiu uma dúvida aqui. Como serão traduzidas as hags (bruxas monstro)? Pois eu estranhei um pouco a tradução de warlock para "bruxo" justamente porque o "bruxa" só me faz lembrar daquelas velhas feias que vivem no meio do mato e que fazem uso de magia maligna.

Nossas opções no momento envolvem uma aproximação das criaturas míticas originais que fundamentaram esses monstros — As Erínias, Moiras, Parcas, Queres ou Fúrias.

Como Erínias evocam uma relação direta com as Eriniyes (um tipo de devil/diabo), é mais provável que usemos
Moiras ou Parcas.

Também podemos continuar a chamá-las de Bruxas e incluir os subtipos (do Mar, do Pântano, da Morte, etc.)

D3
Douglas3

Mensagempor Douglas3 em 20 Mai 2008, 00:11

WillDice escreveu:Classe fraca de NPC, Isso ainda ecxiste?

Poderia deixar combatente para skirmisher e warrior virar lutador. Só uma sugestão, sei lá.

Ainda existe.

Bom, nesse caso, imagine o tamanho da pedrada dos críticos dizendo que somos burros, não sabemos traduzir e não temos bom senso, já que trocamos as traduções completamente, chamando fighter de guerreiro e warrior de lutador. Não acho que valha a pena.

Sobre bloody, bloodied, sangrando, sangrento... e se tiver alguma habilidade ou condição de bleeding?

Não tem. Pelo menos nos básicos, não tem. Existem Bloody e Lifedrinker.

D3
Douglas3

Mensagempor Douglas3 em 20 Mai 2008, 00:12

Tabris escreveu:Skirmisher na minha opinião deve ser batedor mesmo. Escaramuceiro é complicado d+, guerilla é um termo moderno e guerreiro fica ambíguo.

Certo. Então preciso de uma opção para Scout.

D3
Douglas3

Mensagempor Douglas3 em 20 Mai 2008, 00:18

Moderador.

Alguma chance de eu abrir um tópico novo, que seria fixo, mas com outro nome que não esse atual?

Não me importa a seção em que ele estará; apenas gostaria que ele fosse fixo, facilitando meu acesso e mostrando aos usuários que existe um tópico para falar diretamente com os responsáveis sobre a tradução e a 4ª Edição de D&D.

Douglas Ricardo Guimarães
D3
Douglas3

Mensagempor Nibelung em 20 Mai 2008, 00:21

Cobbi escreveu:À partir de agora, estou acompanhando esse tópico através do convite do usuário Álvaro "Nibelung" (ainda não sei qual o nick dele por aqui).

É Nibelung mesmo. Só que aqui eu vivo variando de avatar a cada 1d10 dias. E sejam bem vindos ao reminiscente do antigo rpg.com.br, tanto você quanto o D3.

Douglas3 escreveu:Não entendi o motivo de Controller estar nas dicussões. Vocês têm um termo melhor que Controlador?

Mea Culpa. Só estava listando os termos que não foram comentados na Casa de Vidro, e estranhei ele não estar lá. Acho que é aquele velho caso de mostrar uma isca e o peixe vem correndo sem saber o que é. :b

Douglas3 escreveu:
Shinryuu escreveu:2) Saving Throw: Jogada de Recuperação, já que sua função não é mais de evitar efeitos, mas sim de encerrar a duração de efeitos contínuos.

2) Por enquanto ainda estamos com teste de resistência, mais pela tradição. É uma mecânica secundária agora, então não faz tanta diferença. Ainda podemos mudar. Infelizmente, tenho que usar recuperação para recovery.

Que tal então Atingir o Sétimo Sentido? (brincadeira XD)

Só pra constar, não vejo problema nenhum em continuar se chamando Teste de Resistência. Afinal, quando se passar, você "resistiu" ao efeito a ponto dele ser inócuo. O fogo que estava queimando se apagou, o veneno surtiu todo seu efeito, o gelo cauterizante derreteu...
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor WillDice em 20 Mai 2008, 00:28

Douglas3 escreveu:
WillDice escreveu:Classe fraca de NPC, Isso ainda ecxiste?

Ainda existe.

Bom, nesse caso, imagine o tamanho da pedrada dos críticos dizendo que somos burros, não sabemos traduzir e não temos bom senso, já que trocamos as traduções completamente, chamando fighter de guerreiro e warrior de lutador. Não acho que valha a pena.

Como combatente e lutador são ambas traduções muito precisas para "fighter", pra mim dá na mesma.

E francamente, o problema é da Wizards. Deveria ser o inverso no original! Vocês tão é certos! :victory:
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Fëanor em 20 Mai 2008, 00:30

Que tal então Atingir o Sétimo Sentido?

O sétimo sentido eu ainda não vi, mas o Douglas quanse conseguiu o sétimo post seguido.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários