Mas uma duvida ficou, como será em niveis altos? Acho que teremos problemas pois será um leque imenso de poderes para usar. No meu grupo sempre o mago "lagava" o jogo pois tinha n magias para escolher
Não, não será. Essa foi uma das preocupações da 4ª edição: não sobrecarregar as opções em níveis altos. Claro que haverá mais opções, mas não um "leque imenso". Um personagem de 2º nível tem, pela classe, 2 poderes à vontade, 1 de encontro, 1 diário e 1 utilitário. Um de 30º tem 2, 3, 3 e 7, respectivamente. Não é um aumento absurdo. Claro, tem-se que levar em conta mais 1 poder de encontro (no mínimo), possivelmente alguns poderes adicionais de classe (como canalização divina ou truques arcanos) e mais os poderes de itens mágicos, mas ainda deve ser bem mais administrável do que em edições anteriores, e são mais simples e enxutos.
"putz foram muitos golpes desses e ainda quando ele morreu tinha o tal do retomar folego.... nossa ... parecia quando a Atena chamava pelo Seiya e ele ressurgia..
Hein?? Retomar o fôlego ao morrer? Acho que o DM viajou aí. Retomar o fôlego é uma ação padrão, e você não faz ações (muito menos padrão) quando morto. Não sei é se ainda existe o esquema de, se rolar 20 no "teste de resistência", usa um "pulso de cura" e acorda.