LIVROS DA 4ED VAZARAM NA NET

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Sellous em 28 Mai 2008, 12:32

Minha campanha atualmente está o level 15. O próximo arco de história deve ir até o level 22-23 e por fim o terceiro arco vai terminar no 30. Nestes niveis o antigo D&D era um fracasso basicamente, pesado e difícil de manusear. Pelo que já li da 4ed ela tem várias ferramentas que tornariam minha campanha muito melhor e mais interessante.

Pelo que entendi até agora, os 20 níveis da 3 edição foram destrinchados em 30 níveis na 4. Monstros épicos tiveram seu poder reduzido e enquadraram os últimos 10 níveis como se fossem épicos. O conceito de épico da terceira edição (com feats mega apelativos e no sense) não existe nessa nova edição. Virtualmente, um personagem de 30 nível na antiga edição é muito mais forte. Algo equivalente ao 45 nível. Aliás, essa comparação nem deveria ser feita. É mais fácil realmente terminar sua campanha no antigo sistema.

Sejamos sinceros D&D 3.5 do level 12 para cima começa a ficar realmente chato por de quão longas algumas coisas são.

É muito longo para o mestre criar coisas. Já as batalhas são 8 ou 80. Ou rápidas demais, ou infinitamente demoradas. Já na nova edição, aparentemente o negócio se inverteu. Fica rápido para o mestre, e devagar para os jogadores. (dano menor, monstros com mais pvs e todas as classes com poderes? XD)
Editado pela última vez por Sellous em 28 Mai 2008, 13:29, em um total de 1 vez.
Sellous

Mensagempor Templario em 28 Mai 2008, 12:35

Como o druida provavelmente vai ser mais focado em shapeshifting do que summon e magias, creio que defender seria uma boa opção. Se o seu druida atual é summoner, leader seria legal (mas pelo que sei summoning na 4th está extremamente raro), ou artillery/controler para um "magicker"

Gun_Hazard escreveu:AHHHH!!!!!

O Ranger está usando dois sabres de luz Verdes???

AHHHHH!!!!

ehuaehea ranger skywalker
Face_Stab escreveu:I just hope we don't get a zealot bursting through the doors rubbing ketchup on himself shouting "This is the blood of previous editions, gunned down to make way for this heretical new edition!"
- WotC Forums
Imagem
Templario

Mensagempor Styker em 28 Mai 2008, 13:04

Sellous escreveu:
Minha campanha atualmente está o level 15. O próximo arco de história deve ir até o level 22-23 e por fim o terceiro arco vai terminar no 30. Nestes niveis o antigo D&D era um fracasso basicamente, pesado e difícil de manusear. Pelo que já li da 4ed ela tem várias ferramentas que tornariam minha campanha muito melhor e mais interessante.

Pelo que entendi até agora, os 20 níveis da 3 edição foram destrinchados em 30 níveis na 4. Monstros épicos tiveram seu poder reduzido e enquadraram os últimos 10 níveis como se fossem épicos. O conceito de épico da terceira edição (com feats mega apelativos e no sense) não existe nessa nova edição. Virtualmente, um personagem de 30 nível na antiga edição é muito mais forte. Algo equivalente ao 45 nível. Aliás, essa comparação nem deveria ser feita. É mais fácil realmente terminar sua campanha no antigo sistema.

Concordo, eu acho que o trabalho que ele vai ter vai demandar muito mais tempo e esforço do que terminar a campanha no 3.5 mesmo.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Torneco em 28 Mai 2008, 13:59

Ou então, você pode jogar a sua campanha enquanto aguarda um novo suplemento com novas classes.
Torneco

Mensagempor Alessandro_Franzen em 28 Mai 2008, 14:04

Por Gary Gygax, o que a Wizards fez com o pai dos RPGs!

Cara esse sistema de unificação, paragons e epic destiny, sem falar no jeito de afirmar que essa classe é melhor pra fazer lider ou atacante só me confirmou que converteram o DD4E numa versão de papel de WoW online. Essa versão é horrivel, totalmente voltada para estilo role dados e combe até nao poder mais. A arte está muuuuito bonita, mas o conteudo é bem fraco.

Eu já nao gostava do que fizeram no 3.5, esse entao é desperdicio de dinheiro pra quem já tem material 3.5 ou outro sistema melhor que permite satisfazer seu desejo de aventura.

Tem muito texto estilo Noob... tal como aquele dos alinhamentos: "Olha, se vc fizer cara com tendência mau os outros na mesa podem nao gostar e ficarem irritados com você durante a aventura etc. etc. etc." Poxa, que tipo de jogadores vão nascer dai? Esse produto nasceu pra tentar convencer fã de MMORPG a sentar na mesa de D&D... mas, e o pessoal que já vinha seguindo a Wizards desde o 3.0? É pessoal, muito cálcio nessa hora...
Editado pela última vez por Alessandro_Franzen em 28 Mai 2008, 14:06, em um total de 1 vez.
Imagem
Alessandro_Franzen

Mensagempor Hermes em 28 Mai 2008, 14:04

Sellous escreveu:Pelo que entendi até agora, os 20 níveis da 3 edição foram destrinchados em 30 níveis na 4. Monstros épicos tiveram seu poder reduzido e enquadraram os últimos 10 níveis como se fossem épicos. O conceito de épico da terceira edição (com feats mega apelativos e no sense) não existe nessa nova edição. Virtualmente, um personagem de 30 nível na antiga edição é muito mais forte. Algo equivalente ao 45 nível. Aliás, essa comparação nem deveria ser feita. É mais fácil realmente terminar sua campanha no antigo sistema.

Dentro da proposta dos livros da 4ed eles se encaixam perfeitamente com a minha idéia inicial para final de campanha no level 30. Os personagens vão ter exatamente o nível de poder que eu gostaria que eles tivessem.

E realmente não quero mais usar a 3.5, são muitas razões para não usar contra poucas para usar. O Barbáro é o menor dos problemas do grupo. O Druida é um problema, mas efetivamente vou considerar adaptar ele para ver se conseguimos criar uma classe. Ainda temos tempo antes de começar a campanha efetivamente então vamos ver no que dá.

É muito longo para o mestre criar coisas. Já as batalhas são 8 ou 80. Ou rápidas demais, ou infinitamente demoradas. Já na nova edição, aparentemente o negócio se inverteu. Fica rápido para o mestre, e devagar para os jogadores. (dano menor, monstros com mais pvs e todas as classes com poderes? XD)

A geração de tudo no D&D 4 está bem mais fácil. Além de termos ferramentas que anteriormente não eram sugeridas. Minions por exemplo se encaixam perfeitamente com a campanha que estou usando ontem volta e meia os jogadores se confrontam com hordas de inimigos. Lembro que na última aventura eu tive que jogar hordas de NPCs contra meus PCs em um momento final e foi um dos combates mais complexos que eu já mestrei. No fim das contas eles matram quase 50 NPCs, muitos deles extremamente fracos, mas ficaram com uma sensação de ter participado de uma batalha. Eu queria ver isso feito de uma forma mais fácil e lógica e me parece que a 4 ed permite isso muito bem, pelo menos até onde eu li achei excelente e que cai bem como que eu quero.

Concordo, eu acho que o trabalho que ele vai ter vai demandar muito mais tempo e esforço do que terminar a campanha no 3.5 mesmo.

Ai eu já discordo. Balancear uma aventura de level 15+ na 3.5 é um caos. Sem brincadeira tem vários poderes que você tem que considerar, meios que os jogadores podem simplesmente ferrar uma aventura que se torna um exercício mental prever e previnir tudo. Até agora onde eu li na 4 ed isso está bem mais fácil de se administrar até pela necessidade de um ritual para algumas magias, que normalmente eram as coisas mais game breaking.
Hermes

Mensagempor Fëanor em 28 Mai 2008, 14:12

Essa versão é horrivel, totalmente voltada para estilo role dados e combe até nao poder mais.

Não.
Isso era na 3.5
Na 4e é muito mais complicado fazer combos ou simplesmente montar personagens mais poderosos.

É uma mecânica bem simples: Você escolhe a classe, uma raça que se adapte, o estilo de combate que você quer e escolhe os poderes que você acha melhor. Acabou.

Tem muito texto estilo Noob... tal como aquele dos alinhamentos: "Olha, se vc fizer cara com tendência mau os outros na mesa podem nao gostar e ficarem irritados com você durante a aventura etc. etc. etc."

É porque o texto é voltado para noobs. Jogadores novos.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Darew em 28 Mai 2008, 14:16

Tem como alguém postar a foto do tarrasque da quarta edição? Nunca tinha entrado nesse 4chan e não consegui achar nada ali.

Abraços
Regras universais e indiscutíveis:

SPOILER: EXIBIR
- Para tudo há uma exceção.
- O mundo é multilateral, nunca existe apenas uma opção correta.
- Todos têm a liberdade de fazer o que desejarem enquanto não interferirem – direta ou indiretamente – na vida de um indivíduo involuntário a essa interferência.

As regras se aplicam umas às outras.
Darew

Mensagempor Hermes em 28 Mai 2008, 14:25

Eu tenho que concordar com o Fëanor aqui. Não ficou mais fácil de fazer combos, na verdade agora creio que vamos ver muito menos combos pois não há tanto benefício em fazer multi-classing.

Não dá para negar que o D&D está mais tático do que nunca nesta 4ed. O sistema de combate realmente me parece muito redondo pelo que eu vi até o momento. Não fiquei nem um pouco com a sensação de estar jogando WoW, creio que as pessoas pensam isso por causa da separação de classes em Defenders, Strykers, Controllers e Leaders, coisa que eles associam imediatamente com termos analogos de MMO como Tank, DPS, CC e Healers. Sinceramente, sempre tivemos essa divisão porém agora os autores do livro nos deram ferramentas para cada classe fazer seu trabalho propriamente. Antigamente um fighter era simplesmente um combatente de corpo a corpo que adicionava dano ao inimigo, ele não tinha um real fator defensivo na sua classe. Agora um fighter é realmente um defensor no grupo, suas habilidades permitem que ele controle e posicione os inimigos e proteja seus aliados. Isso se aproxima do conceito de MMO? Sim, mas quem disse que isso está errado? Guerreiros em batalhas normalmente tem a função de tentar manter protegidos aqueles que tem menos chance de se defender. Antigamente se um inimigo simplesmente resolvesse detonar o mago ou clérigo do grupo de cara ele iria ter simplesmente que bater alucinadamente no inimigo até que ele decidisse que o fighter é um desafio mais perigoso. Agora ele tem ferramentas que permitem a ele convencer que ele realmente deveria ser o alvo a ser atingido.

Particularmente eu achei essa mecânica muito boa, a dinâmica das classes me parece acertada e justa. No fim das contas acho que o resultado foi muito positivo.
Hermes

Mensagempor rapafleutz em 28 Mai 2008, 14:33

Sou obrigado a concordar que os combos mega apelativos agora me parecem bem menos prováveis.
E quanto ao fator roleplay, sempre dependeu do mestre e dos jogadores, não importando o sistema. Eu estou bem satisfeito com as mudanças e me parece que vou me divertir bem mais jogando a 4th ed.
rapafleutz

Mensagempor Sellous em 28 Mai 2008, 14:34

Estou meio sem tempo para responder, mas uma coisa me deixou realmente para baixo. Os Wizards de PCs ficaram equilibrados com outras classes, mas alguns monstros, como lichs ou outros que usavam intensamente magia, ficaram aparentemente muito menos ameaçadores que antes, já que eles não seguem a mesma mecânica dos personagens. Sua gama de poder e flexibilidade é muito pequena. Estou errado nisso?
Sellous

Mensagempor Hermes em 28 Mai 2008, 14:40

Sellous escreveu:Estou meio sem tempo para responder, mas uma coisa me deixou realmente para baixo. Os Wizards de PCs ficaram equilibrados com outras classes, mas alguns monstros, como lichs ou outros que usavam intensamente magia, ficaram aparentemente muito menos ameaçadores que antes, já que eles não seguem a mesma mecânica dos personagens. Sua gama de poder e flexibilidade é muito pequena. Estou errado nisso?

Está, nada impede que você crie um monstro com níveis de classe de wizard dando a ele os poderes que você quiser. Especialmente o Lich que é um template é bem fácil de você criar um lich wizard da raça que você desejar inclusive. Dragonborn Lich Wizard por exemplo. :P
Hermes

Mensagempor WillDice em 28 Mai 2008, 14:54

Hermes escreveu:Eu tenho que concordar com o Fëanor aqui. Não ficou mais fácil de fazer combos, na verdade agora creio que vamos ver muito menos combos pois não há tanto benefício em fazer multi-classing.

Sinceramente, não existe multiclasse na 4ª edição, existem formas de se ter poderes de uma outra classe mas você continua na mesma.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Mai 2008, 15:08

Especialmente o Lich que é um template é bem fácil de você criar um lich wizard da raça que você desejar inclusive.

Lich Deathknight Urso Atroz.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Sellous em 28 Mai 2008, 15:10

Está, nada impede que você crie um monstro com níveis de classe de wizard dando a ele os poderes que você quiser. Especialmente o Lich que é um template é bem fácil de você criar um lich wizard da raça que você desejar inclusive. Dragonborn Lich Wizard por exemplo. :P

Então... aqueles lichs do MM não servem pra nada...? Pq ficou estranho, eles têm bem menos poderes que um PC normalmente teria...¬¬
Sellous

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários