LIVROS DA 4ED VAZARAM NA NET

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor kimble em 30 Mai 2008, 00:06

Pior do que isso só o review do Giltônio que li hoje.

e:
Então, eu realmente gostaria de bater um papo com ele a respeito, mas sinto cheiro de idéia fixa.

Tá, primeiro, quem é esse Giltônio. Eu estou na mesma lista que ele e ouço uns comentários sobre a pessoa, mas nunca entendi direito quem ele é. Dono de algum site famoso ou coisa assim?
Segundo, sim, a idéia é fixa. Lembram da minha assinatura do fanboy que achava absurdo que o D&D 3rd sugerisse a possibilidade de conversa e negociação entre mestre e jogador? E que Ad&d não tinha nada disso e por isso era melhor?
Adivinha de quem era a frase.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Nibelung em 30 Mai 2008, 00:10

Tá, primeiro, quem é esse Giltônio

O dono desse blog aqui: http://www.dareyou.blogger.com.br
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor AKImeru em 30 Mai 2008, 00:39

Eu li a resenha do cara, parece um post de um forum: Mal escrito, breve, cheio de flames estupidos que além de não terem fundamento são estupidamente pessoais.

Eu irei escrever minha resenha quando os livros sairem, e será um video review.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Mai 2008, 00:42

Não gostei. Ele não tem paradigma nenhum e deixa claro que já tem um pré-conceito enquanto escreve.

Lamentável.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor AKImeru em 30 Mai 2008, 01:11

É dificil levar a sério um cara que abre sua resenha falando que sequer teria saco de ler a nova edição se ela fosse "Boa".
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Kilivitz em 30 Mai 2008, 01:16

Oda Nobunaga escreveu:É dificil levar a sério um cara que abre sua resenha falando que sequer teria saco de ler a nova edição se ela fosse "Boa".

Difícil mesmo é levar a sério um cara que me compara o visual dos livros novos ao manual do Baldur's Gate.

Eu sou o único que achava os livros da 3e ultra cansativos de ler por conta do exagero no visual?
Imagem
Kilivitz

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Mai 2008, 01:26

Hum, eu achava mais um saco mesmo era o manual dos monstros, especialmente o 3.0.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Mai 2008, 02:56

kimble escreveu:Tá, primeiro, quem é esse Giltônio. Eu estou na mesma lista que ele e ouço uns comentários sobre a pessoa, mas nunca entendi direito quem ele é. Dono de algum site famoso ou coisa assim?
Segundo, sim, a idéia é fixa. Lembram da minha assinatura do fanboy que achava absurdo que o D&D 3rd sugerisse a possibilidade de conversa e negociação entre mestre e jogador? E que Ad&d não tinha nada disso e por isso era melhor?
Adivinha de quem era a frase.

Ahhhh, isso explica muuuuuuita coisa.

E me fez rir por uns 2 minutos ininterruptamente. :bwaha:
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Agnelo em 30 Mai 2008, 08:16

Giltônio escreveu:Aliás, se o sistema tivesse saído do jeitinho que eu queria ainda sim não sei se teria saco pra mestrar a 4E, simplesmente porque não me imagino tendo saco pra ler os livros.

Giltônio escreveu:O típico fã de RPG gosta de ler tanto quanto jogar.

Ou seja, ele não é um típico fã de RPG...

Editado: Pô, tem um link pro blog do Trevisan, se eu soubesse que ele curte tormenta nem tinha lido o artigo...
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Mai 2008, 08:54

A introdução do livro ainda tem as supostas 'informações de roleplay',

e
mas todos nós sabemos que colocar esse tipo de informação quando o sistema inteiro dá suporte para que o jogo seja jogado de outra forma é mera demagogia.

Não é óbvio que ele é um gênio? Todos os jogadores da 4 ed serão veteranos, e nunca nenhum jogador novo fará parte de qualquer grupo. E pasmem me fazer querer PENSAR em usar os livros em outros settings, coisa que o livro do mestre faz questão em frisar em mais de (pelo menos eu contei, só em screens do 4chan) mais de sete vezes.

Os caras perdem três parágrafos mandando o player pensar maneirismos e características de personalidade para o personagem

E na 3ª edição isso foi feito quantas vezes?

só pra dizer em seguida "Play a dragonborn if you want... to breathe acid, cold, fire, lightning, or poison."

O cara cortou "apenas" 3/4 desse parágrafo.

Play a dragonborn if you want . . .
✦ to look like a dragon.
✦ to be the proud heir of an ancient, fallen empire.

✦ to breathe acid, cold, fire, lightning, or poison.
✦ to be a member of a race that favors the warlord, fighter, and paladin classes.

(agradecimentos ao Anon do 4chan, /tg/)
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Templario em 30 Mai 2008, 10:02

Oda Nobunaga escreveu:Eu irei escrever minha resenha quando os livros sairem, e será um video review.

Chique o negócio heim :bwaha:
Face_Stab escreveu:I just hope we don't get a zealot bursting through the doors rubbing ketchup on himself shouting "This is the blood of previous editions, gunned down to make way for this heretical new edition!"
- WotC Forums
Imagem
Templario

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Mai 2008, 10:33

Me lembro até hoje da Video Review do Tome of Battle (aka, Tome of Weaboo Fightan).
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Leisses em 30 Mai 2008, 10:35

Caraca não consegui terminar nem a parte do Player's...esse dae é dos bons na hora de criticar o sistema.
Eu sei que estou com um entusiasmo um pouco exagerado com relação a 4ed devido ao fato de que estou a tempos sem jogar RPG e agora finalmente consigo movimentar um grupo novamente mas também não precisa esculachar neh...
Leisses

Mensagempor planes em 30 Mai 2008, 10:39

Conheço o Giltonio pessoalmente e, apesar de discordar dele boa parte das vezes, respeito as opiniões do cara.

O que ele escreveu não é uma resenha, é meramente uma opinião postada em blog (uma coisa é diferente da outra), e opinião é como bunda, cada uma tem a sua.

Agora, cá entreós, todo mundo que está defendendo a 4a edição realmente leu os livros? Porque se não leu e defende está agindo como fanboy, o que não é algo interessante.

Particularmente acho que vão existir jogadores que não vão gostar das mudanças, simplesmente por serem diferentes (e desta forma sempre irão enxergar o lado negativo das coisas), assim como tem aqueles que só porque lançaram uma nova edição a anterior passa automaticamente a ser um lixo. Isso é algo natural quando soltam uma nova edição de um RPG no mercado.

O que acho interessante é que o leitor não tenha pre-conceito algum ao ler algum livro, se gostar gostou e pronto, sem criar um ambiente que favoreça uma opinião negativa ou positiva logo de cara (especialmente se for fazer um resenha). Mesmo não curtindo a 3a edição e sendo um grande fã de AD&D (que aliás, muita gente critica de forma a demonstrar falta de conhecimento sobre o assunto, principalmente quando o assunto são suplementos) - apesar de achar que este não é um sistema top e que tudo é muito desorganizado - estou gostando da nova proposta do 4a edição. Ainda é cedo para falar (nem joguei ainda) , acredito que irei investir na linha :aham:
Imagem
planes

Mensagempor ShinRyuu em 30 Mai 2008, 10:53

Particularmente acho que vão existir jogadores que não vão gostar das mudanças, simplesmente por serem diferentes (e desta forma sempre irão enxergar o lado negativo das coisas), assim como tem aqueles que só porque lançaram uma nova edição a anterior passa automaticamente a ser um lixo. Isso é algo natural quando soltam uma nova edição de um RPG no mercado.

Verdade. Porém, considere também que muitos já sabiam exatamente quais eram os problemas da 3.x, e não tinham como resolvê-los (falta de tempo, paciência ou vocação). Daí o marketing da 4e promete resolver 95% desses problemas, e os previews sugerem fortemente que a promessa está sendo cumprida. Como não se empolgar com isso? :)

Dito isto, algumas mudanças de estilo e abordagem da 4e (vulgo "feeling") não me agradaram tanto. Alguns detalhes, (por exemplo, variedade de armas), achei que deixaram a desejar. Mas, só a percepção clara de que o trabalho de DM foi reduzido drasticamente já me deixa fã do sistema.

Agora, acho que uma das coisas que mais vai ser criticada quando as pessoas começarem a jogar mesmo (já estão criticando, mas vai ter cada vez mais gente reclamando) é a necessidade de miniaturas e, pior ainda, marcadores (necessário, no mínimo, pra bloodied e marked), pra saber exatamente o que está acontecendo no combate. Se na 3.x você tinha que ignorar várias regras pra jogar sem miniaturas ou rabiscos no papel, na 4e parece impossível pra um novato. (Eu tenho algumas idéias de como abstrair essas coisas de uma forma consistente, mas preciso testar e pôr no papel.)
ShinRyuu

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários