Como lidar com power gamers?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Anonimous000 em 14 Jun 2008, 18:39

Não encontrei nenhum tópico tocando esse assunto, então aqui estou abrindo um.

Um problema que se agravou recentemente na minha mesa: um jogador que insiste em otimizar o personagem dele em todos os aspectos, de forma que qualquer coisa que seja um desafio para ele vai claramente massacrar o resto do grupo.

Até recentemente eu precisava lidar com dois jogadores desse tipo, mas conversei com eles e um dos dois entendeu o problema e parou de fazer otimizações, o outro não, embora geralmente reconheça que seus personagens estão muito acima do nível do grupo depios de uma ou duas sessões de jogo ele continua se recusando a parar de combar, insiste que um personagem não otimizado é ruim.

Como estamos jogando GURPS mais do que qualquer outra coisa não surge o problema com experiência que surge em situações semelhantes com sistemas que calculam XP pela dificuldade dos encontros (no momento só me ocorre D&D com tal sistema de XP, mas há outros, certamente).

Conversar com o jogador já mostrou não ter efeito nenhum. Não acredito que realizar uma punição in game ajudaria, pois os outros jogadores seriam prejudicados por tal linha de ação.

Em alguma campanhas usei de regra caseiras para reduzir a eficiência de otimizações, de modo que um personagem otimizado não criaria tanto desequilibrio, mas tais regras atrapalharam com a criação de personagens segundo alguns conceitos e não impediram tal jogador de otimizar o máximo possível do mesmo modo, ainda criando problemas.

Alguém já passou por situações como essa? O que pode ser feito?
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Eltor Macnol em 14 Jun 2008, 18:46

O que eu iria sugerir tu já fez: conversou com ele de boa, explicou a situação, e o motivo de os personagens dele estarem atrapalhando o andamento do jogo.

Falhou? OK, aí eu visto meu boné de Mestre Intolerante: não quer colaborar, não precisa ficar no grupo.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Anonimous000 em 14 Jun 2008, 20:13

Aí é que mora um dos problemas, o grupo já é pequeno e já teve um jogador expulso recentemente (coisa de alguns meses já).

A gente já sofre pra conseguir juntar quatro pessoas pra jogar, que é o nosso grupo mínimo, embora haja jogos com apenas três. Se expulsar ais um vai ficar quase impossível juntar grupo. fora que esse é um dos jogadores do core do grupo (que é ele, eu e mais um) que está em 90% de todas as campanhas do grupo.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Eltor Macnol em 14 Jun 2008, 22:22

Resta então a alternativa mais desagradável que é aumentar forçosamente o nível de poder do resto do grupo, pra acompanhar o overpower de plantão.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Deicide em 14 Jun 2008, 23:51

Diga mais sobre a campanha e o personagem desse jogador. E como assim, ele comba em tudo? Ele é bom social e mentalmente, ou ele é combado só para combate?

Nos dê mais detalhes, talvez eu possa indicar uma saída.

De maneira geral, o melhor a fazer é começar a colocar situações em que o combo do personagem valha pouco. Por exemplo: se ele combou para ser um "combat gorilla", começar a envolver o grupo em desafios sociais ou mentais. Se o cara está combando, significa que ele está deixando de pôr pontos em certas áreas que equilibrariam melhor o personagem.

Outra forma de tentar controlar o jogo é dar prêmios velados a jogadores que não abusam das regras. Chame de "prêmios de interpretação" ou "prêmios por criatividade", mas basicamente você começa a recompensar os jogadores que não combam. Em geral, personagens combados têm um background completamente forçado, e você pode usar isso como desculpa para dizer que ele não está pegando a essência do jogo.

Vale para qualquer comportamento indesejável: comece a punir o comportamento e a recompensar quem o evita. É a melhor forma de "educar" alguém.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Nibelung em 15 Jun 2008, 00:20

O próprio conceito de otimização envolve abrir mão da capacidade X pra melhorar ao máximo a capacidade Y. Um exemplo bem simples seria um guerreiro com todos os talentos voltados pra usar arco, e nenhuma capacidade extra pra combate corpo a corpo. Quando se trata de sistemas modulares, como GURPS ou Daemon, isso é mais acentuado ainda.

Reitero a sugestão do Deicide. Coloque-o em situações onde sua otimização seja uma desvantagem, já que ele saber carregar dois elefantes nas costas não o torna capaz de neutralizar uma bomba parafusada no chão.

Porém, novamente usando a postagem do Deicide de apoio, verifique se é isso mesmo que você quer. As vezes o estímulo contra a otimização acaba por gerar personagens McGyver, que tentam ser capazes de resover tudo sozinhos, reduzindo assim a capacidade deles agirem em conjunto. Dependendo do formato do jogo, várias pessoas otimizadas atuam melhor do que várias pessoas que sabem a mesma coisa.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Dragão de Bronze em 15 Jun 2008, 00:24

Eltor Macnol escreveu:Resta então a alternativa mais desagradável que é aumentar forçosamente o nível de poder do resto do grupo, pra acompanhar o overpower de plantão.

Minha idéia é próxima dessa: o cara combado não está no mesmo nível dos outros.

Trate-o como se realmente estivesse no nível que ele mais se enquadra. Os mesmos desafios são menos desafiadores pra ele.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Anonimous000 em 15 Jun 2008, 01:45

OK, amos lá.

O que o tal jogador faz é a otimização básica de GURPS, atributos extremamente altos (e inverossimeis) pra minimizar gasto em skills. O máximo que ele gasta em uma única Skill é oito pontos nas armas pra maximizar o bonus de Weapon Master.

O problema é que nem eu nem os outros jogadores faz isso, então resulta que ele tem os mesmos níveis que NPCs com aproximadamente 150% dos pontos dele.

A campanha atual é um cenário Sci Fi com magia, numa sociedade em que todas as pessoas tem ao menos uma arma mágica, e tem um certo foco em combate. Ele simplesmente destrói qualquer outro PC e fica pau a pau com NPCs importantes que deveriam ser melhores que os PCs(dos que eu fiz a ficha, aqueles que devem ser imbatíveis não merecem uma ficha).

Ele pegou apenas a magias que tem mais uso em aventuras de ação, mas de modo geral o grupo não pegou muitas magias, então ninguém se sobressai no campo místico, e os atributos monstruosos dele garantem que ele tem mais chances de suportar magias que o resto do grupo.

Entre os Skills maximizados estão todos os skills sociais, ou quase todos, então ele também se sobressai nesse campo.

Não estou com as fichas agora, mas o nível médio dos skills dos outros PCs fica em torno de 14 ou 15, os mais baixos dele são 15 e a média vai pra pelo menos 18.

Resumindo, o grupo vai penar em situações que dependam de magias, mas isso foi uma falha geral do grupo, e também um consenso que eles não querem se meter muito com magia ainda (eles tiveram a seleção de magias um tanto limitada na criação de personagens, motivos do cenário). Nas outras áreas que eles podem encontrar problemas, ele se sobressai na maioria.

Sobre backgrounds forçados, o meu grupo, como já comentei em outros tópicos por aqui, sempre foi deficiente nessa área, nenhum personagem tem m background muito desenvolvido. A única coisa que esse jogador fez de notável foi aniquilar qualquer pessoa que pudesse ter alguma ligação com o personagem, ele não tem paretnes vivos, não tem amigos próximos nem interesses amorosos.

Os problemas se agravam com o comportamento do jogador, mesmo com o personagem mais poderoso ele age de forma covarde, o que já o colocou em problemas sérios em outras campanhas (como ser o único com más relações com NPCs importantes), mas ele não aprende. Se ele encontrar uma situação que pode resolver facilmente sozinho, ele vai ir sozinho, se for ligeiramente desafiadora ele vai fugir e pedir ajuda pros outros, e tentar conseguir ela a força se precisar, portanto um desáfio feito para o nível dele ou vai ser ignorado (e menos que eu possa jogá-lo sobre tal PC) ou vai atingir o grupo junto.

Eu já tentei diversas abordagens, ao menos tangencialmente, as únicas que eu levei a sério foram dialogo (que surtiu efeito em um jogador com comportamentos semelhantes) e tentar inviabilizar/dificultar a otimização por regras caseiras. Nenhuma das duas coisas surtiu efeito, nem elas em conjunto (em certo momento eu deixei claro que as regras limitantes eram por causa dele, o grupo inteiro chiou com ele, nenhuma mudança de comportamento).

E se ele acaba penalizado in game ele sempre se acha o lado ofendido, o que dificulta a minha vida, pois nese ponto ele assume comportamentos destrutivos a campanha.

E o grupo já sabe que ele só não foi expulso da mesa porque isso praticamente impossibilitaria a continuidade do grupo.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 15 Jun 2008, 11:01

Simples: proíba-o de ser overpower. Mesmo. Se ele insistir, amasse a ficha na frente dele e faça uma você mesmo.
Ele está desequilibrando a campanha e acabando com a diversão da mesa. A mesa não merece pagar pela frescura de um.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Deicide em 15 Jun 2008, 11:06

Não estou com as fichas agora, mas o nível médio dos skills dos outros PCs fica em torno de 14 ou 15, os mais baixos dele são 15 e a média vai pra pelo menos 18.

Isso cheira mal... Você já tentou recalcular os pontos da ficha dele e ver se estão corretos? Eu tive problemas com um jogador exatamente assim no passado: o personagem dele era bom em tudo, ele vivia fugindo dos desafios e se escondendo atrás dos outros (por medo de perder o personagem) e tudo o mais.

Um dia peguei a ficha dele (era Storyteller) e comparei com dois outros personagens que tinham sido criados mais ou menos na mesma época e viveram mais ou menos as mesmas aventuras. Se não me engano, o outros dois tinham gasto cerca de 200 a 300 pontos de experiência. O dele tinha gasto pelo menos 700 xp, tirados sabe-se lá de onde.

Como o seu caso é GURPS, fica bem mais fácil fazer essa medição.

Se não for o caso, e o personagem dele for legítimo, procure usar as fraquezas de interpretação dele a seu favor. Para esse meu jogador que eu falei, eu comecei a pôr situações em que as habilidades dele eram bem-vindas, mas que essencialmente o deixavam "à parte" do grupo para que o resto do pessoal tivesse o seu desafio. Por exemplo:

- Colocava um inimigo especialmente para ele. Durante a história eu mostrava o quanto esse inimigo era legal e tal. Não dava outra: no grande confronto final o "glory-hound" ia atrás desse inimigo, enquanto o grupo tratava de avançar e salvar o mundo.

- Colocava um inimigo especialmente para derrotá-lo. Era aquele inimigo que parecia fraquinho e arrogante, e que o personagem achava que ia derrotar rapidinho. E BAM! O inimigo puxa a arma secreta e derrotava o personagem. A frase "Eu vi a ficha dele, esse monstro é fraquinho" ficou famosa na nossa mesa por conta de uma situação dessas.

- Similar ao primeiro caso, eu o deixava cuidando de alguma situação que só as habilidades dele resolvia, enquanto o resto do grupo ia cuidar do vilão. Algo do tipo: ele precisa invadir um lugar quebrando tudo para pegar o item que desliga o computador do vilão, enquanto ao mesmo tempo o resto do grupo precisa distrair o vilão para que ele não perceba a invasão.

- Verificar no que os outros jogadores são bons e dar desafios diversos em que os personagens deles também se sobressaiam;

O importante nesses casos é dar coisas para todo mundo fazer. Dividir o grupo vai ser essencial para isso: enquanto ele andar no meio dos outros, ele vai roubar todos os desafios e tornar tudo fácil demais.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Nibelung em 15 Jun 2008, 11:09

O que o tal jogador faz é a otimização básica de GURPS, atributos extremamente altos (e inverossimeis) pra minimizar gasto em skills.

Simples de resolver. Diga a ele que o máximo que ele pode colocar em atributos são 80 pontos.

Se ele chiar, acredite, nem é tããããooo difícil assim achar pessoas novas pra jogar. Experimente entrar em contato com uma livraria, lan-house ou clube da cidade, e peça autorização pra jogar por lá. Deve aparecer um curioso, e aí convertê-lo fica relativamente fácil.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor FreeSample em 15 Jun 2008, 13:35

Sendo GURPS, imagino se a vantagem "Antecedente Incomum" se aplicaria aí.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Anonimous000 em 15 Jun 2008, 13:58

FreeSample escreveu:Sendo GURPS, imagino se a vantagem "Antecedente Incomum" se aplicaria aí.

Foi como eu tentei resolver o problema antes, cobrando pontos a mais peloas atributos muito altos.

Sobre o total de pontos da ficha, está correto, uma vez ele cometeu esse erro de gastar pontos a mais, mas ele mesmo percebeu e corrigiu. O jogador que foi expulso é que tinha o hábito de gastar mais pontos (o exemplo mais gritante foi em Exalted, o grupo tinha em torno de 20 bonus points, ele tinha pelo menos 90).

Esse jogador é o mais preocupado em não passar dos pontos, não sei porque.

Sobre limitar quantos pontos podem ser gastos em atributos, ou em qualquer outra coisa, eu não posso fazer, seria hipócrita da minha parte. Esse jogador eventualmente também atua como mestre, e adora essa idéia de "Os personagens de X pontos no total, Y em atributos, W em skills, K em vatagens, (etc)" e eu sempre brigo com ele porque as divisões que ele faz impossibilitam 70% dos conceitos de personagem do grupo.

Dividir o grupo parece a melhor solução, eu vou tentar isso, mas o comportamento covarde do jogador vai dificultar. A idéia de um inimigo especificamente para ele já se provou ineficiente.

Sobre usar as falhas de interpretação do jogador, eu faço isso com todos já.

Uma outra abordagem para qual eu estou tendendo é não mais permitir que os jogadores façam suas fichas. Diversas vezes eu mestrei campanhas com as fichas prontas, e sempre deram certo (apesar de tal jogador ficar reclamando que o personagem dele ficou ruim, a título de exemplo numa delas ele percebeu que poderia subir o IQ em dois pontos sem modificar o npivel final das skill e sem alterar o total de pontos).

On a side note: eu venho tentando conseguir novos jogadores há anos já, sem muito sucesso...

Editado: Uma coisa que esqueci de colocar antes.

Esse jogador nunca gasta pontos com coisas de pouco uso in game mas que ajudam a caracterizar o personagem. Como exemplo um outro jogador gastou diversos pontos em skill para ter uma banda, pontos que dificilmente vão ajudar em algo ao longo do jogo (além de levantar alguns recursos extras e talvez conseguir algum contato interessante).
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor kimble em 15 Jun 2008, 16:48

Acho que a melhor forma de te ajudar seria sugerir mais maneiras de conseguir novos jogadores.
Já tentou os fóruns? Já consegui muitos jogadores só anunciando na Spell e outros lugares.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Dinobot em 15 Jun 2008, 20:07

Você lembra que em GURPS pra aumentar os atributos depois de o personagem criado o custo é em dobro, não lembra?

Em quantos pontos os personagens tão atualmente? E com quantos eles começaram?

Por último, porém não menos importante: existem perícias que não tem nivel pré definido. Não tem como o elemento ser fodão em tudo. Pega algo que ele não saiba fazer, coloca na aventura e MATA o elementyo de uma vez. Se tu já conversou com ele e ele não se arruma, mata o personagem dele e manda ele pra PQP e ponto. Sou capaz de apostar que você vai conseguir muitos jogadores novos tirando esse cara da tua mesa. A PIOR coisa que tem é quando um personagem ta estragando o jogo e o mestre não é macho de mandar ele pastar.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias