Não encontrei nenhum tópico tocando esse assunto, então aqui estou abrindo um.
Um problema que se agravou recentemente na minha mesa: um jogador que insiste em otimizar o personagem dele em todos os aspectos, de forma que qualquer coisa que seja um desafio para ele vai claramente massacrar o resto do grupo.
Até recentemente eu precisava lidar com dois jogadores desse tipo, mas conversei com eles e um dos dois entendeu o problema e parou de fazer otimizações, o outro não, embora geralmente reconheça que seus personagens estão muito acima do nível do grupo depios de uma ou duas sessões de jogo ele continua se recusando a parar de combar, insiste que um personagem não otimizado é ruim.
Como estamos jogando GURPS mais do que qualquer outra coisa não surge o problema com experiência que surge em situações semelhantes com sistemas que calculam XP pela dificuldade dos encontros (no momento só me ocorre D&D com tal sistema de XP, mas há outros, certamente).
Conversar com o jogador já mostrou não ter efeito nenhum. Não acredito que realizar uma punição in game ajudaria, pois os outros jogadores seriam prejudicados por tal linha de ação.
Em alguma campanhas usei de regra caseiras para reduzir a eficiência de otimizações, de modo que um personagem otimizado não criaria tanto desequilibrio, mas tais regras atrapalharam com a criação de personagens segundo alguns conceitos e não impediram tal jogador de otimizar o máximo possível do mesmo modo, ainda criando problemas.
Alguém já passou por situações como essa? O que pode ser feito?

Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
@Macnol
Facebook
Google Reader