[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Ellendill em 15 Jun 2008, 03:33

Mais uma duvida pra a galera...

Um Player é considerado que nivel de desafio...???

Exemplo: Um Player de 5 nivel é considerado:
- Um minion de 5 nivel (este eu sei que não é) ou;
- Um monstro padrão de 5 nivel ou;
- Um monstro elite de 5 nivel ou;
- Um monstro solo de 5 nivel ou;
- Nenhuma das anteriores

não sei se fui claro na minha duvida...
Imagem
Ellendill

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Kinn em 15 Jun 2008, 04:08

ele é considerado um monstro do nível dele; mas seria feito segundo as regras de npc descritas no DMG 4E. (Embora eu creia que npc é pra aliados, já que se conta coisas como limite de healing surges, dispensável para inimigos como é para monstros...)

Se não me engano, por descrição do DMG, guerreiro e paladinos são soldiers, ladino e ranger skirmisher, clérigo e warlord controllers (leader) e mago, artilheiro. Warlock esqueci se é skirmisher ou artilheiro.
Kinn

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Ellendill em 15 Jun 2008, 10:12

ele é considerado um monstro do nível dele; mas seria feito segundo as regras de npc descritas no DMG 4E

é, porem as regras de criar NPCs não dão todos os poderes de um Player do mesmo nivel. Esta é minha duvida... Será que posso considerar um NPC como um monstro elite. Acho q não né? Ele estaria entre um elite e um padrão...

Esta duvida surgiu pq tinha o costume na 3.5 de deixar um player esporadico ser um vilão, agora não to sabendo o que fazer, pois não to conseguindo enquadar em nenhuma regra de encontro. E claro, não vou fala pro player esporadico fazer um personagem pelas regras do DMG... Sugestões?
Imagem
Ellendill

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 15 Jun 2008, 10:34

O NPC é um padrão. Elites têm que ter PVs e habilidades suficientes para lutar de igual para igual com dois PCs de uma só vez.

Sobre o player esporádico (gostei da idéia!), eu sugiro que o deixe fazer um personagem normal. Aí, se você quiser que ele seja um elite ou solo, pegue o personagem e adicione habilidades (multiplique PVs, aumente defesas, dê poderes especiais, etc.)
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Ellendill em 15 Jun 2008, 11:13

ok Deidicide...

Agora na pratica... Um grupo de 5 players de 4 nivel consegue enfrentar outro player sozinho de 9 nivel?
Neste caso qual deviria ser o nivel do player atuando sozinho (seria desafiador para ambos?)
Isso sem torna-lo um elite só com regras do PH
Imagem
Ellendill

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 15 Jun 2008, 11:27

Ellendill escreveu:ok Deidicide...

Agora na pratica... Um grupo de 5 players de 4 nivel consegue enfrentar outro player sozinho de 9 nivel?
Neste caso qual deviria ser o nivel do player atuando sozinho (seria desafiador para ambos?)
Isso sem torna-lo um elite só com regras do PH

Eu não sei, Ellendill. Ainda não me aprofundei na "matemágica" da 4a. edição para dizer se é equivalente.

Contudo, tecnicamente eu diria que não é. Um monstro elite vai ter meios de atacar mais de uma vez por rodada, e em geral vai ter algum ataque at-will que permita isso a ele. Esse personagem pode até ter bastante PVs e +2 em tudo, além de mais talentos e poderes, mas não acho que vá causar tanto estrago quando um monstro elite.

Edit: Outra coisa: "Elite" é um monstro que equivale a dois PCs. "Solo" equivale a cinco PCs. Logo, para um único NPC poder dar trabalho a um grupo inteiro de personagens, ele precisa ser equivalente a um monstro "Solo".
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Ellendill em 15 Jun 2008, 11:43

Eu não sei, Ellendill. Ainda não me aprofundei na "matemágica" da 4a. edição para dizer se é equivalente.

Entendi o conceito dos elites agora, Deidicide, e tambem cheguei na sua conclusão... porem a "matemagica" ainda não ta fechando para o que eu quero fazer... Acho que vou ter que apelar para playtests e logo de cara vejo que dependo do formato do grupo o player sozinho não terá chances mesmo com 5 niveis a mais que o grupo... bem vou tentar testar... mas qualquer nova informação por favor me fale...
Imagem
Ellendill

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 15 Jun 2008, 22:56

Eu to com uma dificuldade que é quando pedir testes passivos de insight e perception e quando pedir testes ativos... especialmente no caso do insight.
Outra duvida, pra desarmar traps é só um check de thievery ou uma skill challenge?
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Lune em 16 Jun 2008, 01:20

Eu to com uma dificuldade que é quando pedir testes passivos de insight e perception e quando pedir testes ativos... especialmente no caso do insight.

Mas é fácil. Se o jogador diz que está procurando por algo, é um teste ativo. Se não, é passivo. Simples!

Outra duvida, pra desarmar traps é só um check de thievery ou uma skill challenge?

Você, como Mestre, que decide. As armadilhas de exemplo do Livro do Mestre incluem como desativá-las, e a maioria só exige um teste simples. Mas é claro que armadilhas mais complexas podem merecer um skill challenge (aliás, existe situação mais perfeita pra um skill challenge do que desarmar uma bomba?)

Isso está indo na contramão da filosofia de design da quarta edição. Jogadores e Antagonistas NÃO são feitos para usarem as mesmas regras. Qualquer tentativa de transformar um personagem jogador em um "monstro" interessante vai ser altamente experimental.

Minha sugestão: faça a ficha de um NPC ou de um monstro, não a de um jogador.
Imagem

Imagem
Lune

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 16 Jun 2008, 02:39

Lune, mas por exemplo, um bandido chega e começa a blefar contra o pessoal, eu rolo contra o passivo ou contra o ativo?
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Ric.freitas em 16 Jun 2008, 09:38

Lune, mas por exemplo, um bandido chega e começa a blefar contra o pessoal, eu rolo contra o passivo ou contra o ativo?

Se os jogadores pergunterem se eles acreditam no NPC é um teste ativo, caso contrário é um teste passivo. Simples assim.
Ric.freitas

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Rewop em 16 Jun 2008, 15:55

Amigos tenho uma duvida, creio que um tanto simples, mas que não estou entendendo. è em relção ao dano de certos poderes. Por exemplo:

Dragon Breath (standard; encounter) ✦ Fire
Close blast 5; +16 vs. Refl ex; 2d6 + 3 damage, and ongoing 10 fire damage (save ends).

Quer dizer que se eu acetar a baforada eu daria 2d6+3 de dano e 10 de fire damage. Mas ai diz save ends. Isso quer dizer que se eu acertara baforada esse 10 de dano já entra automatico ou o pj faria uma jogada de save? Se houvesse essa jogada de save ela seria com qual DC? Existe no atual sistema jogadas de save ativo?

Obrigado adiantado a todos que me deram o help.
Rewop

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Eltor Macnol em 16 Jun 2008, 16:17

Repare que é ongoing 10 fire damage. Ou seja, 10 de dano contínuo de fogo.

Ongoing damage é explicado no PHB pg 278. O alvo sofre o dano no início do turno dele, e quando o turno dele terminar, faz o saving throw pra ver se consegue se livrar do efeito.

Saving throws na 4E são sempre uma jogada simples de 1d20, tirando 10 ou mais, você passa. Algumas habilidades lhe dão bônus em certos saves, mas o padrão é sempre jogar 1d20 e tirar 10 ou mais.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Rewop em 16 Jun 2008, 16:26

Vlw, Eltor. Realmente tinha passado desarpercebido quanto ao Saving Throws. O do ongoing damage eu ate sabia so esqueci na hora de digitar.

Bom obrigadão pela resposta rápida e se aparecer qualquer duvida não terei nem duvidas em postar aqui (depois de muito procurar a resposta).
Rewop

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Eltor Macnol em 16 Jun 2008, 16:32

Estamos aqui pra isso. :aham:
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários