Como lidar com power gamers?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Anonimous000 em 15 Jun 2008, 21:54

Dinobot escreveu:Você lembra que em GURPS pra aumentar os atributos depois de o personagem criado o custo é em dobro, não lembra?

Não mais na quarta edição.

Houve apenas uma sessão de jogo, mas a pontuação é elavada porque o grupo tem mania de épico (eu também tenho, aqui nada pode ser feito). A pontuação total é de 400 pontos, mas desses cerca de 130 foram gastos em coisas obrigatórias da campanha, o que deixou em torno de 270 pontos livres, mais os ganhos por desvantagens.

Sobre perícias sem valores pré-definidos, são sim uma solução, mas em geral se o personagem otimizado não tem elas o resto do grupo também não tem.

Mas por hora eu devo parar de narrar por um tempo (simplesmente cansado demais pra isso) e quando retomar a posição de mestre provavelmente tomarei atitudes mais drásticas em vários aspectos, o grupo está ficando mal acostumado (de novo).

Grato pela ajuda de todos, e sempre na busca por novos jogadores.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Gun_Hazard em 15 Jun 2008, 22:04

Querido Colega Mestre.

Uma vez que voce foi derrotado no Quesito conhecimento e otimização de regras.

Use elementos que não tem relacionamento com regras.

Coloque NPCs que Reajem de acordo com as açoes deles "Voce não vai entrar lá para salvar eles? Voce é um Covarde. (E tome um cusparada na cara)."

Use de elementos misticos a favor dos outros (Mestre ajuda quem com jogo madruga! Ou algo assim...)

Coloque NPCs que agem a favor dos outros e recriminando ele.

Use de chantajem. Com o que ele se diverte? Tire isso dele... E Diga que se voce fizer o que diverte 'ele' nem voce nem os outros irão se divertir e pergunte se é possivel fazer um acordo...

Limite apenas 'ele', quando der uma limitação para personagem não tenha vergonha de dizer "esta limitação se encaixa apenas para voce porque o único personagem desequilibrado aqui é voce e não os outros". Se voce não quiser fazer isso haja pelas costas dele Combine as limitações com os outros e diga para eles que não precisam seguir, mas para fingirem que seguiram. E Não deixe ele olhare as fichas dos outros.

Use o oposto de todas as dicas. Talvés o problema não seja a superotimização dele, mas a falta dela nos outros. Se for este o caso ajude os outros jogadores a montar personagens mais preparados para as coisas que voce irá colocar pela frennte.

Se ele reclamar seja sincero (mas em Off longe dos outros) diga "Voce não tá colaborando nem comigo como mestre nem com seus colegas jogadores nem com o desenrolar da história, dá para mudar? Se der eu mudo também..."

Limitar a Quantidade máxima de pontos "Somente" para atributos no inicio da construção, se quiser passar pode, mas paga antecedente incomun, proporcional aos pontos ultrapassados.

PS: Todas as dicas que o pessoal deu eu achei validas e ótimas. Se nada der certo então desiste "O que não tem remedio remediado está".
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Nibelung em 16 Jun 2008, 00:31

Sobre limitar quantos pontos podem ser gastos em atributos, ou em qualquer outra coisa, eu não posso fazer, seria hipócrita da minha parte. Esse jogador eventualmente também atua como mestre, e adora essa idéia de "Os personagens de X pontos no total, Y em atributos, W em skills, K em vatagens, (etc)" e eu sempre brigo com ele porque as divisões que ele faz impossibilitam 70% dos conceitos de personagem do grupo.

Não seria hipocrisia não. Eu inclusive sou capaz de apostar que quando ele mestra ele faz isso com medo de aparecer alguém "tão bom" quanto ele.

Eu já tive um jogador assim. Eu resolvi isso falando "qualquer coisa que colocarem na ficha tem que ter minha aprovação". Em 95% dos casos, eu libero o que escreveram, e só mando mudarem caso seja algo totalmente over comparado com o que eu espero do jogo.

Limite os pontos dele, e diga que é só pra ele por causa do min-max excessivo. Se ele disser "ah, tá de perseguição comigo", confirme!
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor kimble em 16 Jun 2008, 08:16

Se voce não quiser fazer isso haja pelas costas dele Combine as limitações com os outros e diga para eles que não precisam seguir, mas para fingirem que seguiram.

Cara, esse tipo de atitude destrói grupos.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Deicide em 16 Jun 2008, 08:27

Eu não acho legais essas tentativas de sacanear/expulsar o jogador. Comece a fazer esse tipo de intrigas, e logo o grupo se esfacela. Afinal, se ninguém gostasse do tal jogador, vocês não estariam jogando com ele.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Agnelo em 16 Jun 2008, 09:57

(Vendo apenas pelos teus posts me ocorreu essa recomendação, se não se aplicar apenas ignore.)

Pelo que eu entendi da tua campanha, ela pode muito bem funcionar com jogadores Power gamers (que como já foi comentado nesse forum N vezes não é algo necessariamente ruim) porque não nivelar o jogo por cima?

Tente estimular teus outros jogadores a otimizarem seus personagens também, e veja se isso atrapalha o jogo.

Se o problema continuar sendo a atitude do jogador então não vai ter ficha que tu dê pra ele que resolva.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Anonimous000 em 16 Jun 2008, 13:25

Locke Winchester escreveu:(Vendo apenas pelos teus posts me ocorreu essa recomendação, se não se aplicar apenas ignore.)

Pelo que eu entendi da tua campanha, ela pode muito bem funcionar com jogadores Power gamers (que como já foi comentado nesse forum N vezes não é algo necessariamente ruim) porque não nivelar o jogo por cima?

Tente estimular teus outros jogadores a otimizarem seus personagens também, e veja se isso atrapalha o jogo.

Se o problema continuar sendo a atitude do jogador então não vai ter ficha que tu dê pra ele que resolva.

Já pensei nisso, mas o grupo, por mais que gosto de jogos com níveis de poder mais elevado, gosta disso exatamente para não ficar fazendo otimização de personagem. É legal ter um personagem poderoso sem abusar do sistema. Praticamente todos os outros jogadores concorda que personagens otimizados são totalmente inverossímeis.

Por hora eu vou optar por tentar conversar e expor quais serão minhas atitudes se não houver mudança de comportamento. O jogador é um tanto covarde nessas horas, odeia ter seus personagens reduzidos/limitados, e se souber que isso pode acontecer com ele enquanto os demais jogadores não vão enfrentar isso talvez ele ceda.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Faerunian em 16 Jun 2008, 14:22

Mude de sistema. Jogue em sistemas em que não dê para fazer essa super otimização. :aham: (já que você não pode/quer jogar sem esse cara)
Imagem
Faerunian

Mensagempor Cebolituz em 16 Jun 2008, 14:54

Ao invés de expulsá-lo da mesa Anonimous, faz o contrário, diz que você está insatisfeito com o jogo e pare de mestrar.

Eu enfrento o mesmo problema que você. Tenho poucos amigos jogadores e não temos muitas opções de grupo. Como eu estava insatisfeito com o andamento do jogo, ao invés disso eu pedi para sair e expliquei que não estava contente, que o jogo tava paia, que não era assim que eu queria etc.

Mas como de certa maneira eu era o único que trazia algum elemento diferente a mesa, eles me chamaram de volta pra jogar. Não sei se mudarão, mas sempre sentem falta de jogar. E daí você voltando, pode ser que a atitude dele possa mudar se ele realmente sentir vontade de jogar.

No caso, seja mais esperto que ele! XD
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Gun_Hazard em 16 Jun 2008, 14:57

Faerunian escreveu:Mude de sistema. Jogue em sistemas em que não dê para fazer essa super otimização...

Existe Isso?

A Prática nos leva a crer que não...

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Gun_Hazard

Mensagempor Lofwyr em 16 Jun 2008, 15:22

Não costumo jogar GURPS (Muito tempo atrás meeeesssmo).

Mas costumo lidar com PowerGamers "ingame", da mesma forma como normalmente o universo lidaria com eles.

Em um grupo de personagens com um certo nível, um personagem de nível superior logo seria reconhecido por seus alidados e inimigos, e assim sendo, se tornaria o alvo principal de qualquer grupo que quisesse derrotar os personagens. Qualquer plano tático de acabar com o grupo começaria com uma tentativa de separar o mais poderoso do grupo e enfrentá-lo sozinho, com poder de fogo maior. Sem ele, o grupo ficaria bem fragilizado. Isto não é difícil de se arranjar.

É como diz o ditado chinês: "O espinho que sobe mais alto, é o primeiro a ser cortado."
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Lofwyr

Mensagempor GarotoVaca em 16 Jun 2008, 15:34

Nibelung escreveu:Não seria hipocrisia não. Eu inclusive sou capaz de apostar que quando ele mestra ele faz isso com medo de aparecer alguém "tão bom" quanto ele.

Ta ai um ponto legal. Ele JÁ mestrou alguma vez pro seu grupo?
É sempre uma boa oportunidade.

------------

Nunca tive problema com power gamers na minha mesa, porque eu acompanho a criação do personagem e sempre fico questionando aqueles pontos escrotos que os jogadores colocam nas fichas. Mesmo assim, alguns ainda ficam acima em nível de poder. São 5 jogadores, sendo dois os mais fortes (um gnoll bárbaro e um mago humano). O jogador do gnoll é um exemplo de jogador. O do mago, bem...

Joga bem, se enquadra no grupo, mas às vezes resolve as coisas da pior maneira possível (e idiota, na maior parte) pra mostrar sua força. E uma das coisas que ele mais faz é peitar NPCs importantes.
E eu adoro quando ele faz essas besteiras. Basicamente, 60% da campanha rodou em torno de burradas que os jogadores fizeram, e principalmente por matar ou zombar de um NPC com influência. Quando mais forte o NPC, mais influente ele é. Agora, existem muitos que querem vingança, revanche ou mesmo roubar seu poder (como é o que está ocorrendo nessa parte do jogo), o que fez com o que o jogador colaborasse mais com o grupo -antes existiam aquelas brigas idiotas do tipo "meu personagem mata o seu e bla bla bla" e em metade delas, ele estava envolvido-. Ele precisa do grupo pra sobreviver.

Outra coisa também que ajuda é dar oportunidades para os OUTROS jogadores se manifestarem na campanha. Acredite, existem coisas que o Overpower não pode resolver sozinho (principalmente em coisas que pontos não resolvem em nada, como informações, contatos e situações que exijam a interação do personagem com o cenário ao longo do jogo). O jogador só é apelão se a campanha favorecer e isso também vem do seu estilo de mestrar, pois os jogadores acabam prevendo certas coisas no jogo e/ou já fazem seus personagens pensando nessas situações.

Já usei caçadas contra personagens que destruiram vilas ou teimaram com NPCs influentes, broncas no meio da sessão, restrições na construção de personagens, pianos voadores (inclusive com o jogador desse mago) e um monte e outras coisas. Mas NUNCA criei intrigas no jogo ou rixas interna. Como o Kimble disse, estraga jogo e amizades. Os jogadores entendem (e apoiam, no meu caso) quando você lança um piano enorme pra silenciar um jogador que está atazando os outros mas não garanto o mesmo com predileção por algum jogador (a namorada do mestre... nunca brigue com ela) ou desfavorecimento/perseguição para com um.

Trate todos iguais. Jogou bem, contribuiu: joinha pra ele. Sacaneou, trapaceou, atazanou à toa: piano voador.
GarotoVaca

Mensagempor Anonimous000 em 16 Jun 2008, 15:40

Ao invés de expulsá-lo da mesa Anonimous, faz o contrário, diz que você está insatisfeito com o jogo e pare de mestrar.

kind of doing that right now.

Já avisei o grupo que vou ficar um tempo sem narrar, por N motivos que não interessam a essa discução.

Sobre mudar de sistema, sou forçado a concordar com o Gun_Hazard

Lofwyr, essa linha de ação, de consequências in game, sempre foi tomada com qualquer coisa que se destacasse dentro do grupo, fosse ela nociva ao jogo ou não. Se isso não fez ele desistir até agora, não sei se agravar os efeitos vai fazer.

Eu já avisei o grupo que não vou narrar por algum tempo, narrei no ultimo fim de semana porque tinha material pronto sobrando de outro jogo e estava precisando de algo para descontrair (provas chegando), mas agora vai ser algum tempo, pelo menos um mês, sem narrar. Se bem conheço o grupo, provavelmente vai ter um jogo nesse meio tempo, ou eles vão começar a implorar pra eu narrar logo novamente, foi isso que aconteceu nas outras vezes que eu fiz uma pausa semelhante.

Por hora, já que não estarei na posição de narrador vou levar apenas na conversa, quando eu voltar a posição de narrador veremos o que houve. Informo aqui quais das sugestões usei e quais foram os efeitos.

Novamente, grato a todos pela ajuda.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Gun_Hazard em 16 Jun 2008, 16:12

Anonimous000,

Última dica:

Voce está Extressado como mestre?

- Narre para um grupo totalmente novo.
- Convide alguém (Disposto, Inteligente e imaginativo)que nunca jogou para jogar no seu grupo.

Comigo ambas as soluções me ajudaram muito.

A Segunda talvés seja boa para o grupo todo.

PS: Kimble e Deicide eu também não gosto das dicas que dei para dar um "Simancol" no cara, mas com tantas dicas boas e razoáveis que já foram passadas e tentadas não dando certo, sobra somente as dicas não-razoaveis. O Risco de usá-las é algo que cabe ao mestre avaliar se vale a pena correr o risco ou não...

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Gun_Hazard

Mensagempor kimble em 16 Jun 2008, 23:35

Second that.

Sempre que possível, tenta trazer alguém para conhecer o grupo. Se o grupo já não está gigante, sempre é bom ter alguma pessoas aparecendo nem que sejam para jogar só uma aventura. É gente que você pode entrar em contato mais tarde para entrar num jogo futuro ou te convidar para uma nova campanha.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias