Olá a todos.
Eu encontrei um tópico em outro fórum dizendo que matematicamente o sistema de Skill Chalenge (sistema que eu havia, a priori, achado interessante, e pensado em adaptar para relacionamentos sociais no Shadowrun) não funciona no core.
O post do cara é bem pesado em termos de matemática. E como ainda não joguei o D&D4 e nem sou bom em matemática, resolvi postar aqui e ver o que vocês, que já estão mais versados no sistema, acham. O post do cara está aqui:
http://www.enworld.org/showthread.php?t ... ge=1&pp=15 - e é um tópico beeem longo, rsss.
Em resumo, o cara diz o seguinte:
- No DC listado no livro, um grupo formado por personagens com as Skills certas ligadas à atributos nos quais eles possuam um 18 em Challenges possuem uma chance pouco maior de 11% de sucesso em qualquer nível. Grupos formados por personagens menos dedicados falharão nos challenges com ainda mais frequência.
- Mesmo que o mestre ajuste a DC para algo que os players realmente sejam capazes de bater (ignorando as DCs do livro), ainda sobra o fato de que a Complexidade faz exatamente o oposto do que devia. Um CHallenge de Complexidade 1 irá falhar se você tiver mais de 20% de falhas, enquanto um de Complexidade 5 só falha no caso de 29% de falhas. Ou seja, um Challenge de Complexidade 5 é 50% menos complexo do que um de complexidade 1.
- Mesmo que as belas palavras do DMG digam o contrário, não existe nenhum incentivo para que "todos os personagens" contribuam para as Skill Challenges. Pelo contrário, você só terá a "gigantesca" chance de sucesso de 1 para 10 se utilizar apenas um personagem, o mais hábil de todos, e demandar que todos os outros não contribuam se seu bônus na perícia for menor que o do primeiro personagem. Isto porque o número total de roladas de Skill é baseado na complexidade, e cada tentativa feita por um personagem que possua um nível médio ou baixo em uma skill reduz a chance de sucesso do personagem com a skill mais alta.
- Apesar das palavras do contrário, não existe incentivo ou razão para se tentar táticas diferentes. Sendo que o número fixo de tentativas e a maioria dos DCs é identica (sendo que são baseadas no nível do personagem, e não no desafio em questão), a escolha correta em todas as circunstâncias é a de utilizar a melhor Skill disponível várias vezes seguidas. O Skill Challenge se resume à "Eu irei fazer exatamente o que acabei de fazer, novamente."
Como minha matemática é ruim, e ainda não joguei o sistema... só queria realmente utilizar a parte de Skill Challenges de alguma forma no sistema que mestro, realmente gostaria da opinião do pessoal sobre o assunto.