Eu já estou, por baixo, a uns três anos sem jogar nada, até planejo alguma coisa e tal, mas a maioria nem se quer chega ao papel.
Com o lançamento do M&M pela Jambô, um sistema simples e intuitivo, barato e pronto pra jogar, minha esperança se renovou.
Aí surge meu problema, eu passei tanto tempo sem jogar que não sei nem por onde começar.
Algumas diretrizes que eu pretendo seguir são:
- Nada de campanhas Longas: O maior problema que sempre tive jogando RPG, seja como jogador ou como mestre, foi que as coisas sempre acabaram pela metade, de alguma forma as campanhas sempre acabam antes da hora. Por isso as partidas serão séries de One Shots auto contidas, mas que poderão ser retomadas sempre que houver possibilidade e interesse por parte dos jogadores.
- RPG é pra jogar entre amigos: Pior que a falta de tempo o maior inimigo dos meus jogos sempre foi "aquele cara que foi chamado pro jogo porque a gente precisava de um mago", de alguma forma a presença desse cara sempre foi responsável pela maior parte das picuinhas in game e off game trazidas por alguém que não quer jogar ou que não conseguiu captar o clima que os outros jogadores procuram.
- RPG é pra se divertir: É aqui que mora meu maior medo. Eu estou a tanto tempo sem jogar, e idealizando tanto o RPG, que temo não conseguir atender as expectativas. Quero encontrar uma forma de deixar todo mundo se divertir com algo fluído e sem compromisso.
Outra coisa importante que me ocorre: eu nunca fui bom em preparar partidas, de maneira geral eu sempre confiei demais no meu feeling e capacidade de improvisar, mas isso nem sempre funciona. Quero recomendações que me auxiliem a corrigir esse problema.
Desde já agradeço a qualquer resposta que possa surgir no tópico, espero que ele sirva também como boa fonte de idéias pra todos por aqui.

Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

? Ao menos já tem um tema e feeling.