Que beleza, conseguimos redefinir o Arcana/Arcanismo!
Este tópico está muito bom, as pessoas estão debatendo com bastante lógica e lucidez, e estamos progredindo.
Sobre HP, embora eu faça questão de enfatizar que representa mais a fadiga do que os ferimentos reais, e isso tem fundamento na passagem citada por Douglas, eu concordo que não há tradução melhor em sonoridade e clareza do que pontos de vida. A função em jogo é de terminar até quando você consegue lutar, e faz isso tranquilamente. Os problemas surgem quando se tenta extrapolar o que o sistema se propõe a fazer, a partir do momento em que você quer interpretar o que exatamente o dano causa e de que forma exatamente um poder de warlord ou o second wind "curam". Da mesma forma que "pontos de vida" é um termo conveniente pra medir a disposição combativa, "cura" é um termo conveniente pra referir-se à recuperação de PVs, mesmo que não se trate de fato de uma cura. Se eu não reconhecesse isso, estaria brigando até agora pra que mudasse a tradução de "Healing" pra "recuperação".
Agora, uma coisa que ainda me está indigesta é a tradução
"Sangrando", pra Bloodied. Já ouvi acho que todos os argumentos, e o mais coerente foi que se o termo original não se preocupa se um morto-vivo sangra, tampouco deve se preocupar a tradução. Ainda assim, penso que se a tradução pode tornar algo mais claro sem criar ambiguidades nem conflitos de termos reservados, ela deve fazê-lo. Por isso, defendo a tradução para
"Ferido", que é uma palavra abstrata o suficiente pra se aplicar a qualquer criatura animada (viva ou morta), mesmo que não possua fisiologia (funcionando). Nos livros, dificilmente se fala em "estar ferido", fala-se em "sofreu dano", logo acredito que não haja conflitos. Se surgir algo como uma Espada de Ferimentos (embora ache mais provável que seja de Sangramento), acho que não cria confusão alguma. E pra distinguir o termo de jogo da prosa livre, é só o usar o termo com inicial maiúscula.
Ferido casa bem com a idéia de que pontos de vida são abstratos e representam mais sua disposição do que ferimentos reais, porém que chega um ponto em que de fato você fica visivelmente fisicamente prejudicado. Ou seja, perder 1 ponto de vida provavelmente não resulta em ferimentos reais, ou substanciais, mas é provável que perder metade deles resulta sim.
Enfim, é minha opinião, valham-se dela como preferirem...