Sainda agora das férias e voltando para a universidade, resolvi continuar a jogar RPG com meu antigo grupo que havia formado ainda no cursinho. Estamos ainda nas fases de ajustes de personagens (estou usando o protótipo do Terra Sagradas como cenário) e pedi para que eles fizessem os backgrounds. Um dos meus jogadores ficou fissurado com o cenário e me escreve uma história de 16 páginas sobre o personagem dele com muitos e muitos ganchos de aventura (sendo um que acabou por coincidir com um que eu havia preparado). Dai eu, percebendo isso, perguntei:
EU: "Ai, porque você mestra uma vez? Você parece gostar de criar ganchos de aventuras e de esquematizar histórias."
Jogador: "Ah, sei lá"
Eu: Porque você não tenta? Nem precisa ser pra gente, chama um bando de gente que goste de jogar ou se interessa e tenta. Tenta a sorte.
Jogador: "Nem, cara. Precisa ter muita astúcia pra ser mestre. Não pode errar, sabe?"
HÃ?!?!
Como assim muita astúcia? Pra ser mestre você precisa mesmo de conhecimento do sistema (às vezes, nem isso) e cenário, jogo de cintura e um pouquinho de criatividade. E também de uma cara de pau dos infernos. Mas... astúcia? Não pode errar nunca?
Continuando a conversa ele explica que pelo que ele viu nos jogos, um Mestre tem que ter controle do jogo. saber o que os jogadores vão fazer e pensar em todas as possibilidades das ações dos jogadores. Enfim, deve ter um trabalhão pra fazer tudo. O fato é que eu deixava claro pra meus jogadores que eu não passava mais de uma hora por semana preparando a aventura e mal sabia o que eles iriam aprontar.
Ai ele soltou a frase matadora: "Quando você mestra, você não joga. E quem não joga não se diverte"
Ou eu não expliquei pra ele qual era o verdadeiro papel do mestre ou ele não sacou mesmo. Alias, muitos RPGistas que encontrei tinham certa aversão pelo papel de mestre, quase sempre com esses motivos: função divina ou completamente sem diversão.
Vai lá minha questão: como os jogadores te tratam como Mestre? O que representa essa posição pra eles? É especial, precisa de 4 anos de faculdade, ou como esta escrito em todos os livros "é só um jogador como uma função diferente"? Além de mestre vocês recebem papéis de organizador das sessões e sem você, não existe jogo?
Agora vou pra aula, depois eu posto mais.
Hadoukens para todos vocês.

Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.