Gun_Hazard escreveu:- M&M: devo dar o braço a torcer que o M&M é excelente, só não é o genero de Supers que eu gosto (Prefiro ainda a abordagem mais genérica/realista do GURPS).
M&M pode rodar qualquer gênero de supers. Ele inclusive tem um suplemento com um cenário parecido com Heroes, é só vc saber usar direito.
Nibelung escreveu:- Jogos de tiroteio: Temos somente o Gurps e o CP2020, falta algo mais Western ou mais John-Woo.
Não deu uma olhada em Faroeste Arcano?
Gun_Hazard escreveu:Faroeste Arcano é D20 Logo não é sistema voltado para tiroteio...
E sinceramente não tem nixo no mercado. Tem pouquíssimos jogadores.
Acho que se quisermos compreender se existe espaço para sistemas alternativos, temos que ver o mercado como dividido em duas partes. O jogadores que só compram "essencial" para eles e os jogadores que compram material de outros sistemas, mesmo que só para conhecer.
Sistemas novos vão vender com o segundo tipo, se forem de boa qualidade, mas só vão vender com o primeiro se chamarem sua atenção e a prenderem muito bem.
Fora o tal do nicho.
M&M está vendendo muito bem pq é o melhor sistema de supers no mercado, e a única alternativa em português é GURPS Supers, que usa uma edição atrasadíssima de GURPS e não é mais impresso. Mas tente comparar M&M com o CODA por exemplo, ele só vendeu por causa da febre SdA, muita gente preferiu usar aquela adaptação d20 meio ruim que uns membros da Valinor fizeram ou ignorar totalmente as regras e tentar se aventurar na terra-média com as regra de D&D sem modificação alguma (Desses eu tenho pena

). O sistema vendeu pouco, mesmo tendo uma proposta diferente de D&D e sendo atrelado a uma franquia de filmes extremamente popular (especialmente entre jogadores de D&D). A razão é simples, D&D já ocupa esse nicho, e por mais que eu e outras pessoas possamos discordar de algumas regras e preferir outros sistemas, a grande massa prefere D&D, seja por qualidade das regras, pq n conhece outros sistemas, pq é o único sistema aonde sabem combar ou pq todos os amigos usam.
Mesmo assim eu conheço muita gente que comprou CODA e compra outros sistemas alternativos. Mas pq?
Esses geralmente fazem parte de uma elite intelectual (e até financeira) no RPG que gosta de conhecer diversos sistemas e regras, que acompanha lançamentos no exterior, estuda as regras para conseguir o melhor para seu jogo e tem um gosto por rpgs com mecânicas e conceitos inovadores. O grande problema nesse caso é que a maior parte dessa "elite", fala inglês e tem tanto contato com a cena de RPG, e com a cultura como um todo, do exterior que compra seus livros por lá mesmo.
Além disso tudo, nosso mercado sofre com um monopólio que dura anos, por causa dele os sistemas alternativos ou tem pouco suporte, ou são pegos por pequenas editoras (q não tem bem exatamente a capacidade de escolher O QUE publicar, já que tem que ficar com as sobras da gigante) ou os dois.
Acrescento mais, na direção que nosso mercado cresce, tentando atrair otakus e card gamers no lugar de partir para um segmento "nerd"; que é mais velho, com maior poder de compra e está em amplo crescimento no pais; estamos fadados a continuar na mesma situação.
RPG é um jogo com grande potencial de mercado no Brasil, nós vemos isso o tempo todo por ai quando vemos o quanto o jogo é popular entre grupos alternativos, como góticos, metaleiros e até alguns indies; coisa que nunca aconteceu em larga escala nos EUA; mas esse tipo de visão é pouquíssimo explorada no Brasil, em comparação com a busca por mais otakus e card-games. Eu não culpo as empresas, é lucro facil para elas, mas a curto prazo isso mina a diversidade dentro do hobby e a longo prazo pode causar uma crise quando não tiver mais otaku e card-gamer para chamar.