Existe espaço no Brasil para outros Sistemas de RPG?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Sim.
15
71%
Não.
3
14%
Talvez (Explique)
3
14%

Total de votos : 21

Mensagempor Gun_Hazard em 08 Ago 2008, 11:57

Faroeste Arcano é D20 Logo não é sistema voltado para tiroteio...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Tabris em 10 Ago 2008, 12:06

Gun_Hazard escreveu:- M&M: devo dar o braço a torcer que o M&M é excelente, só não é o genero de Supers que eu gosto (Prefiro ainda a abordagem mais genérica/realista do GURPS).

M&M pode rodar qualquer gênero de supers. Ele inclusive tem um suplemento com um cenário parecido com Heroes, é só vc saber usar direito.

Nibelung escreveu:
- Jogos de tiroteio: Temos somente o Gurps e o CP2020, falta algo mais Western ou mais John-Woo.

Não deu uma olhada em Faroeste Arcano?

Gun_Hazard escreveu:Faroeste Arcano é D20 Logo não é sistema voltado para tiroteio...

E sinceramente não tem nixo no mercado. Tem pouquíssimos jogadores.

Acho que se quisermos compreender se existe espaço para sistemas alternativos, temos que ver o mercado como dividido em duas partes. O jogadores que só compram "essencial" para eles e os jogadores que compram material de outros sistemas, mesmo que só para conhecer.

Sistemas novos vão vender com o segundo tipo, se forem de boa qualidade, mas só vão vender com o primeiro se chamarem sua atenção e a prenderem muito bem.

Fora o tal do nicho.
M&M está vendendo muito bem pq é o melhor sistema de supers no mercado, e a única alternativa em português é GURPS Supers, que usa uma edição atrasadíssima de GURPS e não é mais impresso. Mas tente comparar M&M com o CODA por exemplo, ele só vendeu por causa da febre SdA, muita gente preferiu usar aquela adaptação d20 meio ruim que uns membros da Valinor fizeram ou ignorar totalmente as regras e tentar se aventurar na terra-média com as regra de D&D sem modificação alguma (Desses eu tenho pena :bwaha: ). O sistema vendeu pouco, mesmo tendo uma proposta diferente de D&D e sendo atrelado a uma franquia de filmes extremamente popular (especialmente entre jogadores de D&D). A razão é simples, D&D já ocupa esse nicho, e por mais que eu e outras pessoas possamos discordar de algumas regras e preferir outros sistemas, a grande massa prefere D&D, seja por qualidade das regras, pq n conhece outros sistemas, pq é o único sistema aonde sabem combar ou pq todos os amigos usam.

Mesmo assim eu conheço muita gente que comprou CODA e compra outros sistemas alternativos. Mas pq?
Esses geralmente fazem parte de uma elite intelectual (e até financeira) no RPG que gosta de conhecer diversos sistemas e regras, que acompanha lançamentos no exterior, estuda as regras para conseguir o melhor para seu jogo e tem um gosto por rpgs com mecânicas e conceitos inovadores. O grande problema nesse caso é que a maior parte dessa "elite", fala inglês e tem tanto contato com a cena de RPG, e com a cultura como um todo, do exterior que compra seus livros por lá mesmo.

Além disso tudo, nosso mercado sofre com um monopólio que dura anos, por causa dele os sistemas alternativos ou tem pouco suporte, ou são pegos por pequenas editoras (q não tem bem exatamente a capacidade de escolher O QUE publicar, já que tem que ficar com as sobras da gigante) ou os dois.

Acrescento mais, na direção que nosso mercado cresce, tentando atrair otakus e card gamers no lugar de partir para um segmento "nerd"; que é mais velho, com maior poder de compra e está em amplo crescimento no pais; estamos fadados a continuar na mesma situação.

RPG é um jogo com grande potencial de mercado no Brasil, nós vemos isso o tempo todo por ai quando vemos o quanto o jogo é popular entre grupos alternativos, como góticos, metaleiros e até alguns indies; coisa que nunca aconteceu em larga escala nos EUA; mas esse tipo de visão é pouquíssimo explorada no Brasil, em comparação com a busca por mais otakus e card-games. Eu não culpo as empresas, é lucro facil para elas, mas a curto prazo isso mina a diversidade dentro do hobby e a longo prazo pode causar uma crise quando não tiver mais otaku e card-gamer para chamar.
Imagem
Imagem
Tabris

Mensagempor Moon[K]Night em 10 Ago 2008, 12:48

Acho que existe sim espaço para sistemas novos no Brasil. O único mal, além da falta de vontade das editoras em lançarem algo que não seja D20 ou Storyteller, e de que não há espaço para autores novos no Brasil, é de que os tais novos autores só querem lançar material D20 ou fazer a sua versão do Mundo das Trevas( Algo que já citei em outra discussão parecida aqui).
Será que não vamos ver um cenários de Mechas, Cyberpunk, Supers, Espionagem ou whatever-que-seja por aqui?
Imagem
Moon[K]Night

Mensagempor Skar em 10 Ago 2008, 16:07

Podemos até ver mais será cbaseado em um sistema q já existe.

O real problema é qo publico brasileiro não tem tanto dinheiro pra comprar muitos modulos básicos oq acaba fazendo q optem por sistema simples e com mais material.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor KYU em 10 Ago 2008, 21:40

Bem, o meu problema com sistemas novos é o $-dinheiro-$. Sei que muitos ai já são adultos que trabalham e fazem seu próprio sustento, mas a massa abaixo dos 20 que ainda é "pobre" muitas vezes não tem dinheiro suficiente para acompanhar os lançamentos de dois, três ou quatro sistemas diferentes.

Por isso eu prefiro me contentar com o D&D e não explorar o mundo afora...

Tem espaço? Tem, mas ainda é uma selva perigosa para investimentos.
KYU

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 11 Ago 2008, 00:04

Mas D&D é caro. Sistemas nacionais tendem a ser bem mais baratos.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Sampaio em 11 Ago 2008, 00:53

Bota caro nisso.

Ainda mais agora, com um Livro do Jogador por ano.

Os fanboys agradecem, as pessoas espertas choram.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor KYU em 11 Ago 2008, 11:18

Talvez abaixando o preço dos livros, o interesse por outros sistemas aumentasse.
KYU

Mensagempor Gun_Hazard em 11 Ago 2008, 12:53

Os livros Nacionais (Exceto tormenta que nem ver preço eu perco tempo) são baratos...

Os mais caros com capa dura e escambau a 4 custam R$ 45,00, os de cenários custam bem menos...

O Tabris tem uma visão que eu nunca tinha tido antes, de quem compra por gostar independente de jogar ou não (Eu sou um pelo Visto)...

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Gun_Hazard

Mensagempor bighi em 13 Ago 2008, 12:42

Peraí, peraí, peraí...

Sempre leio o fórum, mas decidi até me registrar só por causa desse tópico. Que me desculpem o caps, mas...

VOCÊS ESTÃO FALANDO DO MESMO BRASIL QUE EU MORO?

Um brasil que mal absorve D&D, que é o mais famoso? Um brasil onde os sistemas mais famosos depois de D&D (como gurps, e storyteller) tem vendas pífias e pouquíssimos jogadores? Esse é o Brasil que suporta ainda mais um sistema de RPG?

Se os sistemas famosos sem ser D&D mal conseguem ter vendagem decente no mercado, imagina segmentar ainda mais os jogadores inserindo mais um sistema de jogo neste ecossistema do rpg nacional.

Não... vocês devem estar falando de algum outro Brasil.
bighi

Mensagempor Aluriel de Laurants em 13 Ago 2008, 13:10

Eu não sei não, mas eu estou vendo um bom movimento na loja daqui da cidade, sempre tem mesa, gente a fim de começar mesa e até um mini evento pra promover jogos underground, dependendo de onde você estiver tem gente sim afim de abraçar o novo, tem muita gente que ficou de saco cheio de só ter D&D e alguns jogos de Storyteller/Storytelling pra jogar.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Gun_Hazard em 13 Ago 2008, 13:54

bighi escreveu:VOCÊS ESTÃO FALANDO DO MESMO BRASIL QUE EU MORO?

é

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Gun_Hazard

Mensagempor Tabris em 13 Ago 2008, 15:17

Aluriel de Laurants escreveu:Eu não sei não, mas eu estou vendo um bom movimento na loja daqui da cidade, sempre tem mesa, gente a fim de começar mesa e até um mini evento pra promover jogos underground, dependendo de onde você estiver tem gente sim afim de abraçar o novo, tem muita gente que ficou de saco cheio de só ter D&D e alguns jogos de Storyteller/Storytelling pra jogar.

Mas boa parte do jogadores d RPG nunca entraram numa loja d RPG na vida deles. Quando agente fala sobre mercado, agente tem q falar sobre todo mundo, não só quem freqüenta lojas, fóruns ou oq for.
Imagem
Imagem
Tabris

Mensagempor Gun_Hazard em 13 Ago 2008, 16:50

Isso mesmo, a parcela de gente que joga RPG e que compra RPG não que dizer que são os mesmos que Vão nos Encontros de RPG, ou que Frequentam sites sobre RPG, ou que escrevem para revistas e escritoras de RPG...

... Inclusive por causa disto não devemos dar atenção para o que esta parcela de pessoas falam...

... Exatamente...

... é...

...Será?

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Gun_Hazard

Mensagempor Aluriel de Laurants em 13 Ago 2008, 22:09

E o mais bizarro é que eu não moro numa cidade assim tão grande, tá bem longe de ser uma São Paulo ou Rio de Janeiro da vida, mas mesmo assim os encontros tem bom movimento.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias