[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 22 Ago 2008, 16:30

DiegoMM escreveu:1 - Onde encontro regras sobre o saque de armas? sacar arma é que tipo de ação? provoca AdO?

Sacar uma arma é uma ação menor. (Pg 289, Tabela na parte de "Minor Actions")
Se você tiver o Talento Saque Rápido, sacar faz parte da ação de usar o objeto.

Só três coisas provocam ataque de oportunidade:
- Mover-se para fora de um quadrado adjascente ao inimigo.
- Fazer um ataque à distância
- Fazer um ataque "de área" (não confundir com "ataque próximo", que afeta área mas é adjascente ou ao redor do personagem).

2 - O Ranger do meu grupo pegou o Utility Power Crucial Advice, que permite rerolar um teste de perícia de um aliado com um bônus. Minha dúvida é: e fora do combate? tecnicamente ele pode utilizar esse poder quantas vezes quiser fora do combate, entao a maioria dos testes de pericia alheios poderão ser rejogados?

Não, porque é um poder de encontro. Isso significa que você precisa descansar por 5 minutos (descanso curto) antes de poder usá-lo novamente.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor DiegoMM em 22 Ago 2008, 16:52

Valeu deicide, você está sempre pronto a ajudar.

Não tinha sacado essa do poder do encontro ainda, pra mim os poderes do encontro podiam ser usados livremente fora do combate, ta certo.

Abraço
DiegoMM

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor manso em 23 Ago 2008, 12:08

Pessoal, ontem jogamos nossa primeira sessão, e foi bem legal. Entretanto, algumas dúvidas surgiram no único encontro que tivemos. O encontro durou mais de 1 hora!

O encontro foi o seguinte: human figher, eladrin cleric, tiefling warlock, halfling rogue e elf ranger contra 2 kobolds dragonshield, 1 skirmisher e 2 slingers.

Esse encontro, de acordo com o dnd insider encounter tool, é um encontro standard, nem difícil nem fácil. Acontece que foi fácil DEMAIS, mesmo tentando flanquear e shiftando com os kobolds.

Nós notamos um certo desbalanceamento nas classes, principalmente no ranger. Eu diria no warlock tb, mas como ele tem apenas um bônus de +3 de con, ele errava muitos ataques. O ranger, pelo contrário, tem +6 de ranged, e ficava praticamente à parte do combate moendo todos os monstros. Nós, inclusive o próprio ranger, achamos os powers e class features mais apelativos que o normal, principalmente no quesito hunter's quarry.

Vejam se estou fazendo certo, por favor: Uma vez por turno, como minor action, o ranger pode marcar o inimigo mais próximo. Minor action! Ele simplesmente marcava o alvo todo turno logo antes de atacar, e dava o 1D6 de dano a mais de graça, sem dificuldade nenhuma. Isso deixa o rogue em total desvantagem, pois pra que ele consiga um bônus parecido (sneak attack), ele precisa pensar em diversas formas de gerar combat advantage.

O hunter's quarry funciona assim mesmo? Vc pode marcar qualquer 1 logo antes de atacar? Isso fica ridiculamente fácil, não exige nenhum tipo de tática. E pior que o lock tb tem isso com seu curse. Será q tem algo q estou esquecendo de levar em consideração?

Bom, por conta disso, to vendo que vou ter q triplicar os monstros nos próximos encontro, e mandá-los diretamente pro ranger e pro lock.
manso

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor manso em 23 Ago 2008, 12:13

Outra coisa! Lançar uma magia ranged num inimigo adjacente causa ADO?
manso

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Lunguinho em 23 Ago 2008, 14:24

manso escreveu:Outra coisa! Lançar uma magia ranged num inimigo adjacente causa ADO?

Sim.

manso escreveu:Pessoal, ontem jogamos nossa primeira sessão, e foi bem legal. Entretanto, algumas dúvidas surgiram no único encontro que tivemos. O encontro durou mais de 1 hora!

Normal para um grupo de iniciantes no sistema.

manso escreveu:O encontro foi o seguinte: human figher, eladrin cleric, tiefling warlock, halfling rogue e elf ranger contra 2 kobolds dragonshield, 1 skirmisher e 2 slingers.

Esse encontro, de acordo com o dnd insider encounter tool, é um encontro standard, nem difícil nem fácil. Acontece que foi fácil DEMAIS, mesmo tentando flanquear e shiftando com os kobolds.

Não é só o nível de encontro que torna um combate mais fácil ou difícil. O campo de batalha, a estratégia e o posicionamento também influenciam nessas coisas, além do que eu imagino que deve ter sido o principal motivo para a facilidade que os pjs tiveram: o fato de ser o primeiro encontro combativo do dia. No primeiro encontro, os personagens possuem todos os seus recursos diários e healing surges disponíveis, o que tende a torná-lo mais fácil. Se você botar o mesmo encontro contra o grupo no mesmo dia desse combate e depois de mais uma outra luta, eu tenho certeza que o combate vai ser mais difícil do que o primeiro. O primeiro encontro geralmente serve mais para testar a capacidade dos personagens de gerenciar seus recursos do que para ameaçar as suas vidas. Os encontros posteriores é que vão fazer o papel de desafiar as vidas dos personagens.

manso escreveu:Nós notamos um certo desbalanceamento nas classes, principalmente no ranger. Eu diria no warlock tb, mas como ele tem apenas um bônus de +3 de con, ele errava muitos ataques. O ranger, pelo contrário, tem +6 de ranged, e ficava praticamente à parte do combate moendo todos os monstros. Nós, inclusive o próprio ranger, achamos os powers e class features mais apelativos que o normal, principalmente no quesito hunter's quarry.

O warlock tem um bônus menor pra acertar mas em compensação os ataques deles são feitos contra Fortitude, Reflex ou Will, defesas em media 2-3 pontos menores que a CA, defesa esta a qual a maioria dos ataques do ranger se aplicam. No quesito chance de acertar não há desequilíbrio nenhum entre as classes.

manso escreveu:Vejam se estou fazendo certo, por favor: Uma vez por turno, como minor action, o ranger pode marcar o inimigo mais próximo. Minor action! Ele simplesmente marcava o alvo todo turno logo antes de atacar, e dava o 1D6 de dano a mais de graça, sem dificuldade nenhuma. Isso deixa o rogue em total desvantagem, pois pra que ele consiga um bônus parecido (sneak attack), ele precisa pensar em diversas formas de gerar combat advantage.

O rogue tem poderes que facilitam bastante a obtenção de combat advantage, alem de que sempre há a opção de tentar flanquear o inimigo, algo que não é lá tão difícil de fazer. Lembrando que o dano de sneak attack é 2d6 e o de hunter's quarry é 1d6, então por mais que o primeiro funcione com menos frequência, o seu dano maior compensa isso.

manso escreveu:O hunter's quarry funciona assim mesmo? Vc pode marcar qualquer 1 logo antes de atacar? Isso fica ridiculamente fácil, não exige nenhum tipo de tática. E pior que o lock tb tem isso com seu curse. Será q tem algo q estou esquecendo de levar em consideração?

Bom, por conta disso, to vendo que vou ter q triplicar os monstros nos próximos encontro, e mandá-los diretamente pro ranger e pro lock.

Você tá com a impressão de que eles são mais poderosos porque você não viu o ranger e o lock levarem dano ainda. Essas classes (e o ladino tb) são strikers, o que significa que eles causam muito dano mas em compensação são bem mais frágeis e dependem dos defenders para atrair os ataques dos inimigos, caso contrário eles tombam com muita facilidade.
Lunguinho

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 23 Ago 2008, 14:45

manso escreveu:O encontro foi o seguinte: human figher, eladrin cleric, tiefling warlock, halfling rogue e elf ranger contra 2 kobolds dragonshield, 1 skirmisher e 2 slingers.

Bom, em primeiro lugar, vocês têm três strikers, mas nenhum controller. Você precisa saber usar isso a seu favor. Em segundo, não são só os monstros que importam, mas também as condições do encontro. Se for um campo de batalha aberto, sem obstáculos ou proteções para os monstros pegarem cobertura, você está dando muita chance para o ranger e o warlock causarem estrago. Faça os slingers e o skirmisher se concentrarem nos strikers, e não no guerreiro ou no clérigo, por exemplo, enquanto os dragonshields seguram o guerreiro e o clérigo.

Nós notamos um certo desbalanceamento nas classes, principalmente no ranger. Eu diria no warlock tb, mas como ele tem apenas um bônus de +3 de con, ele errava muitos ataques. O ranger, pelo contrário, tem +6 de ranged, e ficava praticamente à parte do combate moendo todos os monstros. Nós, inclusive o próprio ranger, achamos os powers e class features mais apelativos que o normal, principalmente no quesito hunter's quarry.

Não é desequilíbrio: lembre-se que a FUNÇÃO do ranger e do warlock é exatamente causar dano. Se você usar os inimigos com sabedoria (e o Defensor do grupo não fizer o papel dele direito), contudo, os inimigos podem se concentrar nos strikers e acabar com eles rapidinho.

Vejam se estou fazendo certo, por favor: Uma vez por turno, como minor action, o ranger pode marcar o inimigo mais próximo. Minor action! Ele simplesmente marcava o alvo todo turno logo antes de atacar, e dava o 1D6 de dano a mais de graça, sem dificuldade nenhuma. Isso deixa o rogue em total desvantagem, pois pra que ele consiga um bônus parecido (sneak attack), ele precisa pensar em diversas formas de gerar combat advantage.

O hunter's quarry funciona assim mesmo? Vc pode marcar qualquer 1 logo antes de atacar? Isso fica ridiculamente fácil, não exige nenhum tipo de tática. E pior que o lock tb tem isso com seu curse. Será q tem algo q estou esquecendo de levar em consideração?

Você está parcialmente certo. Você usa uma ação menor para escolher o seu Quary, mas não precisa para manter um quary antigo. Se você "marcar" um quary novo, o antigo é "desmarcado". E você só pode fazer de quary o alvo mais próximo. Por exemplo, colocando os dragonshields no caminho, os slingers poderiam se focar no ranger, e o ranger não poderia fazê-los de "quary".

Em adição, lembre-se que o dano adicional só é causado uma vez por rodada. Isso é importante, pois significa que não adianta dar múltiplos ataques no seu "quary", esperando dar dano extra múltiplas vezes.

Praticamente o mesmo vale para o Warlock (exceto que, ao amaldiçoar um novo alvo, o antigo ainda fica amaldiçoado), mas mesmo que você use ataques de área para atingir múltiplos alvos amaldiçoados, o dano da maldição só pode ser usado uma vez por turno. Lembre-se sempre disso!

Ou use-os com mais sabedoria. Vá tentando de diferentes formas... mandar muitos monstros vai apenas penalizar o guerreiro e o clérigo.

Eu sugiro usar mais monstros do tipo brute (que aguenta muito dano e causa muito dano), artillery (que ataca à distância, ferindo seus strikers sem precisar se aproximar) e controller (que podem prejudicar seus strikers e limitá-los), com soldiers e minions para segurar o guerreiro e o clérigo.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor manso em 23 Ago 2008, 16:46

Obrigado pelas considerações.

Tenho certeza que eu não explorei ao máximo as possibilidades do encontro (assim como os players não exploraram ao máximo seus personagens) pq, bem ou mal, eu tb sou iniciante...

Eu segui a tática de kobolds descrita no monster's book de fazer um "gang bang", e realmente não os espalhei tanto pelo mapa para q eles atacassem todos os strikers.

A gente ainda tem umas dificuldades com o blast, burst etc. :parede:
O blinding barrage do rogue, por exemplo, é um close bast 3.
O desenho q eu fiz abaixo representa isso bem?

Imagem
manso

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Kinn em 23 Ago 2008, 17:42

Está certo, mas pode ser também um quadrado mais a esquerda ou direita, não precisa ser no meio certinho...
Kinn

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 23 Ago 2008, 21:17

Como o Kinn disse, o quadrado está certo, só precisa lembrar que qualquer lado ou canto do quadrado pode estar adjascente ao personagem.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Torneco em 23 Ago 2008, 21:40

Manso, vou dar meus dois centavos baseado no que eu já narrei.

O ranger causa mesmo muito dano, o da minha mesa também dá um dano legal, mas, tenta colocar ele como alvo de poderes a distância e você vai ver como ele tem que correr rapidinho. O mesmo com o warlock. Agora o ladino se bem usado pode sobreviver um bom tempo na linha de frente ajudando o defensor. Como o seu grupo não tem um controler, faça um encontro com 25 minions, ou 20 e um líder, e você vai ver o sufoco que eles vão ter. No primeiro combate da minha mesa, o pessoal quase teve que correr das azagaias dos 15 kobolds que não paravam de atacar.

Encontros padrões, pelo menos na minha mesa, costumam não dar muito trabalho pros personagens não, viu, se bem que o meu grupo é mais esperto e costuma se posicionar bem. Mas o problema pra eles são os solos, que dão um bocado de trabalho porque tem muitos pvs, e são só 4 personagens.

Bem, só um aviso, procure não fazer muitos posts duplos, se tiver algo a mais pra falar e ninguém tiver respondido, edite seu post.
Torneco

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Archon em 23 Ago 2008, 22:59

Um dúvida rápida:

Qual a diferença entre uma arma de uma mão e uma arma de duas mãos?

Na 3.5 a principal diferença era que a arma de duas mãos eu adicionava um bônus maior em relação a minha força no dano.

Na 4° eu já vi algumas armas de 1 mão que quando usadas com duas mãos dão 1 ponto de dano a mais.

Mas não vi nada em relação as armas de duas mãos e tá parecendo que a única diferença é mesmo os dados rolados, o que me parece estranho!

Valeu aí para quem responder!
Archon

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 23 Ago 2008, 23:07

Archon escreveu:Um dúvida rápida:

Qual a diferença entre uma arma de uma mão e uma arma de duas mãos?

A primeira você usa com uma mão, a segunda, com as duas.
Sério! Não tem nada além disso! A vantagem da arma de duas mãos é só o dado de dano maior.

Na 3.5 a principal diferença era que a arma de duas mãos eu adicionava um bônus maior em relação a minha força no dano.

Acabou-se isso.

Na 4° eu já vi algumas armas de 1 mão que quando usadas com duas mãos dão 1 ponto de dano a mais.

Por causa da propriedade "Versátil". Mas note que não vale para qualquer arma de uma mão.

Mas não vi nada em relação as armas de duas mãos e tá parecendo que a única diferença é mesmo os dados rolados, o que me parece estranho!

Não é estranho, é só diferente do que você está acostumado.
Note que certos Talentos, como Ataque Poderoso, ainda beneficiam armas de duas mãos, e o dado de vida maior também significa que poderes que multiplicam o dano da arma as beneficiam mais.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Kinn em 23 Ago 2008, 23:20

Torneco é mestre mau \o/ :bwaha:
Mas é assim mesmo. Contra strikers a melhor coisa a se fazer é coloca minions e mais minions.
Todo o enorme dano dos strikers se perde na miriade de inimigos que estarão no campo de batalha. Controllers servem para situações como estas e são uma falta grave que será sentida mais tarde em encontros deste tipo (que são até comuns).
Kinn

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Galardron em 24 Ago 2008, 12:55

Archon escreveu: Mas não vi nada em relação as armas de duas mãos e tá parecendo que a única diferença é mesmo os dados rolados, o que me parece estranho!

A 4e como um todo trabalha mais com quantidade de dados e menos com bônus de dano. A primeira vista a diferença entre 1d10 e 2d6 pode parecer pouca, mas quanto aplicamos isso a um poder que causa 3W as coisas mudam um bocado de figura (mais pelo valor médio tender a ser maior com mais dados do que pelos valores máximos em si). Além do Power Attack, como bem disse nosso colega Deicide, e, adiciono, o Reaping Strike.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Torneco em 24 Ago 2008, 16:08

Kinn, você não viu nada, eu ainda to com vontade de fazer uma luta com umas 100 minions. Vai ser algo épicamente épico.
Torneco

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários