[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Eltor Macnol em 02 Set 2008, 11:22

A mesa te dava cobertura total contra os inimigos?

Porque sem isso, você não tem como usar Furtividade depois que ela foi alterada na errata.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ArKHaN em 02 Set 2008, 11:25

Parcial. Agora é só com TOTAL?
MALDITA ERRATA!
fudeu com meu rogue =(
"Vencer não é tudo, é preciso também humilhar o adversário."
"Existe um futuro onde só vejo névoas, e uma sombra solitária"
"Não se meta com magos, pois você é inflamável e conduz eletricidade"
ArKHaN

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 02 Set 2008, 11:26

Off-topic também, sobre usar bem os inimigos...

SPOILER: EXIBIR
No meu grupo, dei TPK no jogo passado. Foi até engraçado...

Era um encontro "técnicamente nível 1":
ENCONTRO NÍVEL 1 (475 XP):
4 kruthiks recém-nascidos (Minion lvl 2)
2 kruthiks adultos (Brute lvl 5)
(Ver Pg. 170-171)

Nosso grupo é de seis personagens: Um humano Paladino/Warlord (GMPC), um humano Warlord, um humano Ladino, um tiefling Warlock, um tiefling mago e um dragonborn guerreiro, todos nível um.

Contudo, no dia do jogo, o dragonborn guerreiro e o humano ladino não puderam vir. Ainda assim, o encontro era "técnicamente nível 2", e o grupo tinha todas as funções necessárias: um defensor/meio-líder, um ofensor, um líder e um controlador.

Fomos massacrados. Tá certo que os dados atrapalharam (os Kruthiks adultos estavam recarregando seus poderes especiais em todo turno, os jogadores mal acertavam golpes, erramos todos os poderes de encontro e diários e gastamos todos os pontos de ação, mas todos morreram.

Aí, como ninguém gostou do resultado, eu "pus uma ficha e dei continue" (sério) no jogo, reiniciando o encontro do zero como se ele não tivesse ocorrido. Desta vez os dados foram mais piedosos e a luta foi justa. O grupo venceu, mas saiu bem capenga (além disso, usou o conhecimento do encontro "retconnado" para se sair melhor, mudando a estratégia. O que era para ser um encontro bem simples, virou um desafio complexo.

Aí entra a questão de estratégia: o terreno influi muito. No caso, os personagens estavam num corredor (com dois quadrados de largura) e os kruthiks vieram pelos dois lados, forçando o grupo a dividir sua atenção, pois se o Warlord ou o Paladino caíssem, os Kruthiks iam detonar o mago e o warlock.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Eltor Macnol em 02 Set 2008, 11:28

Tu é indeciso mesmo, hein Arkhan? :doido:

Em um momento tá reclamando que os combates estão fáceis demais, aí quando descobre que corrigiram a apelação de Furtividade do teu ladino, reclama também?

:linguinha:

Deicide, o DMG não tem guias de como o terreno afeta a dificuldade de um encontro? Porque acho bem difícil considerar um encontro em que o grupo é emboscado pelos dois lados em um corredor estreito como sendo de dificuldade similar a um em que heróis e inimigos se deparam em um ambiente mais neutro.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ArKHaN em 02 Set 2008, 11:30

Claro. Poderia ficar mais dificil pros outros. huhauhuahauhauhaua.
Ahhh, eu esqueci de falar q tb usei o cloud of darkness de drow, deixando a area em volta de mim escura, me dando stealth e bla bla bla!
Nao vou mostrar pro meu mestre essa errata. :victory:
ArKHaN

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 02 Set 2008, 11:31

Eltor Macnol escreveu:
Archon escreveu:Considerando o poder Tide of Iron do guerreiro, que ao acertar empurra o alvo 1 quadrado.

[G]
[ 1 ]
[ 2 ]
[ 3 ]

Admitindo [G] o guerreiro, se tem um inimigo em [1] e ele é empurrado ele vai para [2], mas se em [2] está um outro personagem(Aliado ou inimigo) o que acontece?

a) O inimigo que estava em [1], não é empurrado, já que [2] está ocupado por outra criatura?
b) O inimigo que estava em [1], é empurrado e fica caído em [2], já que tem outra criatura ali?
c) O inimigo que estava em [1], é empurrado e fica/pára em [3], já que tem outra criatura em [2] e ele então para no próximo quadrado válido? Mas e se [3] for uma parede, o efeito do Tide simplesmente não ocorre?

Desde já valeu aí para quem me ajudar com essas dúvidas!

Opção A.

Clear Path: Forced movement can’t move a target
    into a space it couldn’t enter by walking. The target
    can’t be forced into an obstacle or made to squeeze
    into a space.

Mas se eu me lembro bem, empurrar não precisa ser diretamente na direção oposta. O oponente pode ser empurrado na diagonal, contanto que ele seja afastado para longe do atacante. Então no caso ele poderia ser jogado pra um quadrado do lado do 2 sem problema nenhum.

Código: Selecionar todos
[_][G][_]
[_][1][_]
[X][2][X]

Ele poderia parar em qualquer quadrado marcado com um X sem problema nenhum. Ele ainda seria empurrado, e ainda seria apenas 1 quadrado.

ArKHaN escreveu:Nao vou mostrar pro meu mestre essa errata.

Isso é o que eu chamo de um jogador consciente. :macaco:
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 02 Set 2008, 11:38

Eltor Macnol escreveu:Deicide, o DMG não tem guias de como o terreno afeta a dificuldade de um encontro? Porque acho bem difícil considerar um encontro em que o grupo é emboscado pelos dois lados em um corredor estreito como sendo de dificuldade similar a um em que heróis e inimigos se deparam em um ambiente mais neutro.

Não me lembro de nenhuma parte. que tratasse disso especificamente, Eltor.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Eltor Macnol em 02 Set 2008, 11:42

Nibelung escreveu:
Eltor Macnol escreveu:
Archon escreveu:Considerando o poder Tide of Iron do guerreiro, que ao acertar empurra o alvo 1 quadrado.

[G]
[ 1 ]
[ 2 ]
[ 3 ]

Admitindo [G] o guerreiro, se tem um inimigo em [1] e ele é empurrado ele vai para [2], mas se em [2] está um outro personagem(Aliado ou inimigo) o que acontece?

a) O inimigo que estava em [1], não é empurrado, já que [2] está ocupado por outra criatura?
b) O inimigo que estava em [1], é empurrado e fica caído em [2], já que tem outra criatura ali?
c) O inimigo que estava em [1], é empurrado e fica/pára em [3], já que tem outra criatura em [2] e ele então para no próximo quadrado válido? Mas e se [3] for uma parede, o efeito do Tide simplesmente não ocorre?

Desde já valeu aí para quem me ajudar com essas dúvidas!

Opção A.

Clear Path: Forced movement can’t move a target
    into a space it couldn’t enter by walking. The target
    can’t be forced into an obstacle or made to squeeze
    into a space.

Mas se eu me lembro bem, empurrar não precisa ser diretamente na direção oposta. O oponente pode ser empurrado na diagonal, contanto que ele seja afastado para longe do atacante. Então no caso ele poderia ser jogado pra um quadrado do lado do 2 sem problema nenhum.

Código: Selecionar todos
[_][G][_]
[_][1][_]
[X][2][X]

Ele poderia parar em qualquer quadrado marcado com um X sem problema nenhum. Ele ainda seria empurrado, e ainda seria apenas 1 quadrado.

Mas eles tão num corredor de 1 quadrado de largura. Olha lá o desenho dele! :macaco:
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ArKHaN em 02 Set 2008, 11:53

Pra eu utilizar Stelth eu preciso estar com cobertura total (como diz o meu amigo Eltor), pra ativar o stealth é uma minor action ou free action?
Se for free, eu na minha minor action, poderia ficar Prone, me dando cobertura total. Certo?
ArKHaN

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 02 Set 2008, 12:42

Porque ficar caído te daria cobertura total? Não entendi!

E usar Stealth é "ao final de uma ação de movimento". Não é nem free action, nem minor action.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ArKHaN em 02 Set 2008, 12:46

pq eu estaria atrás de uma mesa.
ArKHaN

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor kimble em 02 Set 2008, 14:04

Alguém se lembrou agora daquela tirinha de D&D onde o jogador dizia 'onde está escrito que meu personagem precisa dormir?'.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Diel em 17 Set 2008, 02:53

Dúvidas BEM básicas MESMO.

É impressão minha ou não tem mais diferença entre Greatsword e bastard sword? Exceto pelo tamanho, peso e a Bastard ser Versatile, o dano é o mesmo. Tem algo errado aí ou é a minha cópia do livro que tá bugada?
Diel

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 17 Set 2008, 03:30

A diferença é justamente a espada bastarda ser versátil. Com isso ela causa mais dano que sua equivalente de uma mão (1d8 - espada longa) e mais dano que sua equivalente de duas mãos (1d10, espada larga. A bastarda com duas mãos causa 1d10+1)

Se sua intenção é utilizá-la com duas mãos, eu não recomendo gastar o talento pra comprar proficiência. Use a espada larga e seja feliz. A bastarda brilha é quando substitui a espada longa.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 17 Set 2008, 13:35

Mesmo sendo intencional, pra mim isso ainda é bug. Historicamente, a espada bastarda é um meio-termo entre a normal (chamada de longa em D&D) e a de duas mãos. Também chamada de "espada de uma mão e meia", bastarda por não pertencer a uma categoria específica (1 ou 2 mãos), mas sim a ambas.

Sendo assim, não faz sentido a espada bastarda causar mais dano que a espada de duas mãos. Está assim somente por razões mecânicas do jogo.

Como eu discordo completamente dessa abordagem, pensei em mudar o dado de dano da bastarda pra 2d4. Preferia que fosse 1d10, mas aí teria que subir a espada de 2 mãos pra 1d12 e consequentemente subir também os dados de dano das outras armas de 2 mãos que são maiores que ela. Ou seja, a sujeira seria maior. O problema é que assim ninguém gastaria um feat com a proficiência, só pra aumentar o dano mínimo por 1 e a média de dano por 0,5...

1 mão
1d8: 1-8, média 4,5 (espada longa)
2d4: 2-8, média 5 (proposta de espada bastarda)
1d10: 1-10, média 5,5 (espada bastrda)

2 mãos
1d8+1: 2-9, média 5,5 (espada longa)
2d4+1: 3-9, média 6 (proposta de espada bastarda)
1d10: 1-10, média 5,5 (espada de duas mãos)
1d10+1: 2-11, média 6,5 (espada bastarda)

Pensando bem, eu acho que nem deveria haver estatísticas específicas pra espada longa no jogo. Pelo menos, segundos os livros de AD&D que traziam informações históricas, a diferença entre a espada longa e a espada bastarda era praticamente só o comprimento da empunhadura, que pra longa permitia apenas 1 mão e pra bastarda permitira 1 mão e meia. Traduzindo pra 4e, é como se a espada longa não fosse "versátil" mas a bastada fosse, e o dano adicional da bastarda só ocorreria ao empunhá-la com duas mãos. Ou seja, a espada bastarda teria +3 de proficiência, 1d8 de dano e seria Versátil, enquanto a espada longa nada mais seria que uma versão piorada da espada bastarda, sem a versatilidade. Talvez seria até de categoria simples, em vez de militar.
ShinRyuu

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários