[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Aluriel de Laurants em 22 Jul 2010, 21:31

É exatamente o ponto que eu queria falar Eltron Mechnol, ele é OGL ou seja d20 based, ou seja uma modificação pesada do sistema, é simplesmente lógico que um playteste seja necessário para que se tenha a certeza de que as grandes mudanças de regra se sustentem.

Pegando M&M por exemplo, ele teve um playtest intenso e é ogl também. Porque o criador sabia que a quando se muda a regra é preciso ver se elas funcionam, moral da história. O sistema quase não tem falhas, a única visível é a apelação Protection com extra impervious, que foi nerfada no DCA (sucessor do sistema). Porque alguma coisas escapam do playtest.

Agora vejamos um outro exemplo D&D 4E, tem falhas de regras. MUITAS, tanto que existem muitas erratas, contudo, existem falhas de regras que prejudiquem radicalmente o jogo. Não, porque o playtest deu bons feedbacks do que era over ou underpower, claro que nas versões finais um ou outro escapa (nada é perfeito), mas o geral do sistema funciona, ele não tem falhas graves e óbvias de mecânica.

Vamos ver depois do review do povo da spell e o playtest dele se personagens de D&D 3.x, sem itens mágicos vão realmente conseguir enfrentar monstros com poder de luta destrutivo maior que 9000 e com pênis maior que os monstros dos outros cenários de verdade. Se o copy pasta de pathfinder vai dar certo mesmo e se realmente PLAYTEST É COISA DE BICHA E MARINHEIRO.

Daqui a algumas semanas saberemos.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 22 Jul 2010, 21:33

Cara, nem de longe isso tá de acordo com o que eu falei. Primeiro que o TRPG não modifica pesadamente o sistema do 3.5. Ele tá compatível com qualquer material lançado anteriormente. Segundo que não houve nenhum falta de consideração com o público. O feedback tá lá, e o consumidor tá curtindo. E não, não tá ruim. Vi gente na RPGCON que não curte 4E e vai migrar pro TRPG, pq achou um substitudo adequado.
Não to desconsiderando a importância de testar: Ao contrário dos caras, acho sim que tem sua validez. Mas o cenário não é propício pra isso, então apoio os caras em não tentar fazer algo nas coxas e terem procurado uma alternativa. E de boa, me parece um trabalho bem mais pesado: Ao invés de criar algo e dar pruma galera testar e achar os erros, os caras pegaram material sabidamente bom, garimparam e criaram um sistema bem feito, até mais simples de aprender que o anterior. Se o sistema foi feito "no olho" mesmo, então é uma prova de que foi feito por gente capaz
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Madrüga em 22 Jul 2010, 21:34

Ele foi feito NO OLHO a partir de algo que já não era perfeito.

Custa você reconhecer que a falta de playtest PODE gerar problemas?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Aluriel de Laurants em 22 Jul 2010, 21:42

então apoio os caras em não tentar fazer algo nas coxas e terem procurado uma alternativa.

Esse é o ponto, se eles querem um substituto de qualidade é importantíssimo que eles testem o produto antes, joguem muitas vezes e deixem alguns jogadores fazerem um teste também.

Particularmente a Spell caceta sim o cenário, porque ele é feito nas coxas e uma colcha de retalhos. O sistema parece seguir o mesmo caminho exatamente pelos mesmos defeitos do cenário, falta de revisão, cuidado e testes até ter a certeza de ter um trabalho coeso e bem acabado. A preguiça e pressa em fazer grana do trio, contudo atrapalha o projeto, fora que o espaço que eles tem de mídia e a babação de ovo que eles recebem poderia estar nas mãos de quem rala e se importa com controle de qualidade como o Roj ni OPERA (ferrado pelo antigo caso comic store) ou o Deicide que fez com bastante cuidado o Ao Cair da Noite.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

Aluriel de Laurants

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 22 Jul 2010, 21:43

Cara, eu já disse que pode. Eu apoio o playtest. Mas o cenário aqui não favorece o playtest: Não é uma modificação pesada ( se Tormenta tivesse ido pra 4E sem playtest eu iria esperar alguém comprar o livro pra poder ler antes de ter o meu), os caras tem know-how (mais de 15 anos trabalhando com RPG) e tem um contato muito maior com seu público alvo. Essa falta de playtest gerou problemas que puderam se contornados, visto que o livro (na minha opinião) ficou excelente. E o público consumidor está curtindo.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Aluriel de Laurants em 22 Jul 2010, 21:47

E são 15 anos de comentários do gênero, talento quebrado, poder apelão, isso tá desequilibrado. Tem aos montes isso desde a Spell Forever e provávelmente de antes. Não é o tempo e sim a qualidade do material que está em jogo.
Concordo que eles tenham tempo de trabalho e uma visão de mercado mais favorecida que a maioria dos autores, mas no que diz respeito a criação, equilíbrio e controle de qualidade, eles sempre careceram muito de habilidade nessas áreas.

Aluriel de Laurants

Mensagempor Luminus em 22 Jul 2010, 21:48

Primeiro que o TRPG não modifica pesadamente o sistema do 3.5. Ele tá compatível com qualquer material lançado anteriormente.

Veja bem: se não foi testado, não tem como afirmar que a compatibilidade é total, parcial, nula... a intenção pode até ser chegar à compatibilidade total. Se foi obtida ou não, só testando.

E.
Luminus

Mensagempor Madrüga em 22 Jul 2010, 21:53

Edmundo tem mais de 15 anos jogando bola e é um comentarista de merda. Tipo o Neto. XD
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Dinobot em 22 Jul 2010, 21:53

Matheus Borges Ziderich escreveu: Não é uma modificação pesada ( se Tormenta tivesse ido pra 4E sem playtest eu iria esperar alguém comprar o livro pra poder ler antes de ter o meu)

PORRA SE É!!!!

Pelo menos 2 classes sofreram mudanças drásticas, uma delas ao ponto de tornar incompatível cerca de 70% das CDPs próprias, e pelo menos mais uma ganhou um poder que é totalmente desequilibrado consigo mesmo. Sem falar nas regras que foram simplesmente retiradas.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Mensagempor Luminus em 22 Jul 2010, 21:57

E o público consumidor está curtindo.

Veja bem, você não tem como afirmar isso... onde estão os comentários do "público consumidor"? Você pode até dizer que está vendendo bem, baseado nos números das editoras. Agora, quanto ao retorno do "público consumidor", cadê?

E.
Luminus

Mensagempor Deicide em 22 Jul 2010, 21:59

Matheus Borges Ziderich escreveu:Primeiro que o TRPG não modifica pesadamente o sistema do 3.5.

Sim, modifica. Ele modifica todas as classes, o esquema de Bônus de Ataques e Resistências, ataques iterativos, uso de itens mágicos, todas as raças e muitos outros aspectos. Pode-se considerá-lo uma variante tão grande quanto Star Wars Saga, Iron Heroes ou Arcana Evolved. ELe altera mais o sistema do que o Pathfinder fez.

Se você acha que TRPG não é uma modificação pesada do 3.5, você não entende nada de sistemas de RPG.

Ele tá compatível com qualquer material lançado anteriormente.

Mentira. Se você muda o nível de poder, o modo de calcular ataques e resistências, os bônus das raças e tanta outra coisa, nada do material anterior é compatível. Nada mais vai funcionar como se pretendia. Se os autores dizem o contrário, estão mentindo descaradamente.

Não to desconsiderando a importância de testar: Ao contrário dos caras, acho sim que tem sua validez. Mas o cenário não é propício pra isso,

O que cenário tem a ver com playtest? Uma coisa não tem p**** nenhuma a ver com a outra.

então apoio os caras em não tentar fazer algo nas coxas

Mas se sequer testaram o sistema, como isso é "não fazer algo nas coxas"? Isso é a definição de fazer algo nas coxas.

E de boa, me parece um trabalho bem mais pesado: Ao invés de criar algo e dar pruma galera testar e achar os erros, os caras pegaram material sabidamente bom, garimparam e criaram um sistema bem feito, até mais simples de aprender que o anterior.

Peraí, você está insinuando que fazer algo nas coxas pros outros testarem é mais pesado do que testar você mesmo e melhorar o sistema antes de lançá-lo?

Se o sistema foi feito "no olho" mesmo, então é uma prova de que foi feito por gente capaz

Qualquer pedreiro constroi uma casa sem projeto. Mas se você quer uma casa boa, você vai precisar de um projeto, feito por um arquiteto ou engenheiro no mínimo competente.

Seus argumentos fogem de toda forma de bom senso!
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Aluriel de Laurants em 22 Jul 2010, 22:02

Edmundo tem mais de 15 anos jogando bola e é um comentarista de merda. Tipo o Neto. XD

/tópico

Exatamente, tempo não diz tudo isso.

Aluriel de Laurants

Mensagempor Dinobot em 22 Jul 2010, 22:05

Ah, sim, é meu dever avisar que mais uns 3 dias e eu encerro minha leitura comparativa.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Jul 2010, 22:06

Dinobot escreveu:
Matheus Borges Ziderich escreveu: Não é uma modificação pesada ( se Tormenta tivesse ido pra 4E sem playtest eu iria esperar alguém comprar o livro pra poder ler antes de ter o meu)

PORRA SE É!!!!

Pelo menos 2 classes sofreram mudanças drásticas, uma delas ao ponto de tornar incompatível cerca de 70% das CDPs próprias, e pelo menos mais uma ganhou um poder que é totalmente desequilibrado consigo mesmo. Sem falar nas regras que foram simplesmente retiradas.

Não se esqueça da reconstrução do sistema de magias, alteração de quase todos talentos metamágicos e mudança do bárbaro, além do druida que ... irreconhecível.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 22 Jul 2010, 22:08

Aluriel de Laurants escreveu:
então apoio os caras em não tentar fazer algo nas coxas e terem procurado uma alternativa.

Esse é o ponto, se eles querem um substituto de qualidade é importantíssimo que eles testem o produto antes, joguem muitas vezes e deixem alguns jogadores fazerem um teste também.

Particularmente a Spell caceta sim o cenário, porque ele é feito nas coxas e uma colcha de retalhos. O sistema parece seguir o mesmo caminho exatamente pelos mesmos defeitos do cenário, falta de revisão, cuidado e testes até ter a certeza de ter um trabalho coeso e bem acabado. A preguiça e pressa em fazer grana do trio, contudo atrapalha o projeto, fora que o espaço que eles tem de mídia e a babação de ovo que eles recebem poderia estar nas mãos de quem rala e se importa com controle de qualidade como o Roj ni OPERA (ferrado pelo antigo caso comic store) ou o Deicide que fez com bastante cuidado o Ao Cair da Noite.

Cara, pra mim parece que aqui tem gente que caceta muito mais o cenário porque não curte o Trio do que porque pegou o material, leu e analisou. Como fã do cenário eu já vi muita bobagem sendo falada aqui, que não bate com o material publicado e foi distorcida pra virar piada até que passou a ser levada como verdad, e até corrigi. Passou-se muitas páginas de fórum aqui zoando a bunda do pai da Shivara Sharpblade antes que eu avisasse que ela herdou a espada e não a armadura do pai.

Sobre essa "pressa em fazer grana": Os seis autores do "Tormentão" são profissionais bem mais renumerados em outras áreas. Temos um roteirista que trabalhou nas duas HQs mais vendidas do país, um tradutor da Rolling Stones que também é autor de um curta premiado, um editor da Marvel no país, um dono de uma loja de RPG/HQ que montou uma editora do zero e que é a segunda maior produtora de material de RPG do país, um romancista muito bom e um P.H.D em Letras. Onde, em qualquer universo, essas caras precisam ganhar dinheiro com RPG?

Cê acha que esses caras conquistaram o espaço que tem em qualquer lugar fazendo exatamente o quê? Eles ralaram cara, ralaram pra caraleo. Não to desmerecendo o trabalho de ninguém, mas se alguém tentou emplacar uma iniciativa semelhante e não emplacou, deve ter errado em algum ponto e não soube corrigir. Todo mundo tem um revés na vida, mas tudo é contornável.

Antes que alguém venha dizer que eu sou um "fã cego": Ce alguém tivesse desmerecendo uma pessoa ou o caráter dela sem propriedade, mesmo que fosse o pipoqueiro da esquina, eu iria bater de frente. Não concordo com esse tipo de comportamento e faço questão de me colocar contra. Então acho mais produtivo voltar a se ater a discussão do cenário do que começar a falar do caráter dos outros.

Cê o cenário não agrada alguns, beleza: È um direito que a lhes assiste dar a sua opinião sobre o produto e eu apoio. Criemos discussões interessantes baseadas nisso. Agora caluniar os outros pelas costas não contribuiu em nada pra discussão até agora.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários